19 MAI 2019
Nova pista de caminhada em construção do Parque Santa Leonor
A empresa trabalha na base para a implantação do novo piso intertravado e nas guias da pista de caminhada

Foram iniciados nesta semana os trabalhos para a implantação da nova pista de caminhada do Parque Santa Leonor. Na primeira fase, as obras são realizadas no canal próximo ao cruzamento com a avenida Alaide Ferraz de Almeida, onde já foi finalizado o desassoreamento da lagoa.
Segundo o secretário de Obras, o engenheiro Murilo do Valle, foi necessário aguardar o fim do desassoreamento desta primeira parte do lago. “Aproveitamos este período para fazer a retirada da pavimentação antiga que estava bastante deteriorada. Agora com o fim do desassoreamento desta área, a empresa pode iniciar a implantação do novo piso”, explicou.
A instalação do novo piso será feita pela empresa Copel Engenharia Indústria e Comércio Ltda, vencedora da licitação pública. Serão construídos aproximadamente 3,3 mil metros quadrados de piso, nas vias no entorno da lagoa.
“Inicialmente, a empresa executa uma base em areia para que sejam instalados os blocos de concreto. Na parte interna da pista, a empresa também faz a instalação de guias em toda sua extensão, o que não existia anteriormente”, afirmou o secretário de Obras.
A pista de caminhada com piso intertravado é um investimento de R$ 332 mil, através de convênio com o Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura. Os recursos foram obtidos através de emenda do deputado federal Paulinho da Força, com apoio do sindicalista Cristiano Alves.
O calçamento intertravado é uma estrutura composta por uma camada de revestimento de peças de concretos encaixadas lado a lado. O material é bastante resistente, de fácil manutenção e com alta durabilidade.

Desassoreamento
Na próxima semana, serão retomados os serviços de desassoreamento do Córrego Santa Leonor. O trabalho foi paralisado por conta da quebra de uma das máquinas que atuam no local. Com o problema resolvido, a equipe atuará no trecho superior do córrego, próximo à avenida Armando Silva, e por último, no lago central.
O trabalho está concentrado na retirada de detritos para o aumento da profundidade do leito. O objetivo é amenizar as inundações na região próxima ao Córrego Maria Chica e ao Terminal Rodoviário, melhorando a drenagem urbana, ao aumentar a profundidade do leito daquele trecho do rio que corta a cidade. O Córrego Santa Leonor servirá como um reservatório de águas da chuva.
Os serviços são executados conforme licença ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e contam com equipes do Daep, Secretaria de Obras e Serviços, Secretaria de Agricultura e CIRL (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado).