Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
02 JUN 2019
Vacinação contra gripe tem público alvo ampliado

Para se imunizar, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação

A partir de amanhã, segunda-feira (03), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá público alvo ampliado. As doses restantes da vacina estarão disponíveis para toda a população. A vacina está disponível nas Macros I, II e III, no horário das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira. É fundamental a apresentação da carteirinha.
Segundo o enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira de Almeida, o Ministério da Saúde orientou a liberação da vacina para toda a população. “Em todo o país, inclusive em Penápolis, foi registrada uma baixa procura por parte do público alvo inicial da campanha. Há uma grande preocupação, pois os índices foram muito baixos entre crianças, idosos e gestantes”, alerta.

Grupo prioritário
Entre o público prioritário da campanha, estavam as crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, adultos e idosos a partir de 60 anos, profissionais que atuam na área da saúde, grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas e profissionais da educação. No total, o município está com cerca de 59,39% do público alvo imunizado. A meta é vacinar 90% deste público.
Entre os índices mais baixos de vacinação estão as crianças com apenas 39,32% de cobertura, gestantes com 45,83% e idosos com cobertura de 64,52%. Pacientes com comorbidades atingiram 66,84% de cobertura vacinal, profissionais da educação com 67,46% e trabalhadores da saúde com 68,11%. Somente as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) se vacinaram na totalidade, atingindo 100%.
O enfermeiro da Vigilância ainda explicou que o público alvo da campanha é determinado pela Organização Mundial da Saúde, pois são os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
“Mesmo com a vacinação liberada a toda população, novamente alertamos para a importância de se imunizar contra a Influenza. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença”, enfatizou Almeida.

Secom - PMP