Quinta-feira, 28 de Março de 2024
02 JUN 2019
Alunos da Unesp conhecem sistema de saneamento de Penápolis
Estudantes e professores vieram conhecer todo itinerário do saneamento básico de Penápolis, com visitas in loco

Em busca de conhecer na prática o sistema de saneamento básico e a gestão de recursos hídricos realizada em Penápolis, alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente estiveram nesta sexta-feira (31) na cidade. Além destes, também visitaram a cidade com o mesmo objetivo os alunos do curso de graduação em Geografia daquela universidade.
Os estudantes vieram conhecer os processos de tratamento e distribuição da água, tratamento do esgoto, coleta e destinação de resíduos sólidos e gestão de recursos hídricos. Os alunos foram acompanhados pelos professores doutores Antonio Cézar Leal e Edilson Ferreira Flores.
Com relação à coleta e destinação de lixo, foram incluídos no roteiro a coleta seletiva, aterro sanitário, sistema de autoclavagem de resíduos de serviço de saúde, trituração de galhos para compostagem e ecopontos.
Eles ainda conheceram o trabalho do Centro de Educação Ambiental e o trabalho de campo desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, visando a preservação das nascentes e todo corpo hídrico.
Os alunos e professores participaram da visita técnica e posteriormente foram fazer a visita de campo, passando pela Estação de Tratamento de Água, Laboratório, Cooperativa de Recicladores, Estação de Captação de Água, Ecopontos e Central de Tratamento de Resíduos.
Em depoimento, o professor Doutor Antonio Cézar Leal destacou que as ações existentes em Penápolis são exemplares.
O presidente do Daep, Edson Bilche Giroto, o Batata, destacou que acabou de ser assinado um termo de cooperação entre a autarquia e a Unesp de Presidente Prudente que proporcionará troca de conhecimentos para ambas as instituições e trará benefícios para a melhoria dos serviços prestados para a comunidade.