Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
07 JUN 2019
Projeto Coletor Ecológico encerra atividades da Semana do Meio Ambiente
Alunos assistiram a palestra e vídeos para depois saírem a campo, em busca dos resíduos

Nesta quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizou mais evento comemorativo à data, envolvendo estudantes do município. Com a parceria da rede estadual de ensino, foi realizada uma palestra de apresentação do Projeto Coletor Ecológico, seguida de trabalho de campo para coleta de resíduos inorgânicos.
A realização ocorreu no Auditório José Antônio Sacomani, na sede do Daep, onde também houve a apresentação musical “Planetinha”, com os alunos do Cmei (Centro Municipal de Educação Integrada) Alto das Brisas.
Segundo explicou a pedagoga responsável pelo Centro de Educação Ambiental do Daep, Fernanda Marin Campachi, o Projeto Coletor Ecológico foi idealizado pelo professor Neumam Pinheiro, e já vem sendo desenvolvido com alunos das escolas estaduais.
“O Daep é um parceiro permanente deste projeto, e como tal, tem apoiado a iniciativa junto à comunidade escolar”, comentou Fernanda.
“Esse projeto consiste em buscar e coletar, junto às áreas públicas, todo tipo de material inorgânico, especialmente os recicláveis, para que seja dada destinação correta”, explicou.

Em campo
Primeiramente, os alunos assistiram a uma palestra proferida pelo professor Neumam Pinheiro e também vídeos sobre o assunto, para depois saírem a campo, supervisionados, em busca dos resíduos.
Participaram das ações os alunos das escolas estaduais Profª Yone Dias de Aguiar, Profª Luiza Maria Bernardes Nory e Dr. Carlos Sampaio Filho. O Tiro de Guerra 02-027 de Penápolis também participou da iniciativa para reforçar as equipes de coleta.
“Nos dividimos em duas turmas. Um grupo efetuou a coleta na região do bairro Jardim Esplanada, e outro grupo se dirigiu para o bairro Mais Parque. O transporte foi feito pelo Ônibus do Daep, assim como a distribuição de sacos de lixo, luvas e panfletos informativos também foram fornecidos pelo departamento”, contou ela.
Ainda segundo Fernanda, enquanto uma turma fazia a retirada de lixo, outra turma fazia a distribuição de panfletos sobre o projeto à população. A entrega do material foi feita tanto para os pedestres que passavam pelo local quanto nas residências das imediações.
“Ao final da atividade foram coletados aproximadamente 60 sacos com detritos que foram descartados incorretamente, sujando a via pública. Todo esse material foi encaminhado à Cooperativa de Recicladores de Penápolis”, disse.
Fernanda Marin concluiu destacando que o Projeto Coletor Ecológico é um importante mecanismo de apoio à Educação Ambiental no município, e que sua atuação serve para reforçar a tarefa de sensibilização da comunidade em torno da causa.
“É preciso cada vez mais unir forças em torno do assunto. Da preservação do meio ambiente também depende a preservação da nossa vida, da vida dos animais, das plantas e dos cursos d’água. Por isso é tão importante envolver as crianças e os jovens, que serão os adultos de amanhã. Ensinar hoje para preservar para as futuras gerações”, finalizou a pedagoga.