Sexta-feira, 29 de Março de 2024
09 JUN 2019
Pronto atendimento especial para a dengue será encerrado amanhã
Com a queda no número de atendimentos do PA, os moradores devem procurar as unidades básicas ou o Pronto Socorro

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o pronto atendimento especial para o período de epidemia de dengue será encerrado na segunda-feira, dia 10. A unidade foi implantada na Macro II – Postão para atender especialmente pacientes com sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O pronto atendimento foi aberto em 22 de abril para aliviar a demanda no Pronto Socorro. Oferecia atendimento médico e um centro de hidratação para os pacientes, no período das 14h às 22h. Segundo o secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, a unidade registrou uma queda acentuada da procura por atendimento.
“Nas três primeiras semanas de funcionamento, do dia 22 de abril a 10 de maio, foram 2.399 atendimentos. Do dia 13 a 31 de maio, foram realizados 1.853 atendimentos, uma queda de aproximadamente 23%. Do dia 03 a 06 de junho, observamos uma redução ainda maior, com o atendimento de 320 pacientes em quatro dias”, afirmou o secretário.
“O nosso objetivo era desafogar o Pronto Socorro e oferecer aos pacientes um atendimento especializado e com estrutura adequada para tratar os casos de dengue. Este objetivo foi alcançado, tivemos períodos com grande movimentação de pacientes, mas todos foram devidamente atendimentos”, enfatizou.
Ainda segundo o secretário, a população não será prejudicada com o encerramento do Pronto Atendimento. “Enfatizamos que, ao aparecimento dos sintomas, a população deve buscar atendimento médico nas nove unidades básicas de saúde e, após as 17h, no Pronto Socorro Municipal. É fundamental não se descuidar e procurar atendimento médico e evitar complicações da doença”, destacou Braz.

Casos
Até o dia 07 de junho, foram registrados 396 casos positivos já confirmados por exame laboratorial, 833 casos confirmados por exame clínico epidemiológico, e outros 727 aguardam a confirmação.  O enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira de Almeida, esclarece que houve um aumento no número de casos positivos por exame clínico epidemiológico.
“São casos que foram encerrados por critérios clínicos, pois não têm resultado de sorologia, ou seja, de exame laboratorial. Depois que atingimos a epidemia, os casos são encerrados através da observação dos sinais e sintomas dos pacientes”, explicou o enfermeiro.
Com relação a óbitos, a cidade tem quatro casos confirmados decorrentes da dengue. Um deles é de uma mulher de 33 anos ocorrido em 17 de março, outro de uma mulher de 85 anos em 18 de abril, e o terceiro de uma mulher de 30 anos ocorrido em 12 de maio. Há mais um caso confirmado, um óbito de homem de 91 anos ocorrido em 19 de maio.
Existem outros sete óbitos suspeitos, em investigação epidemiológica e aguardando exames. São seis homens: um de 57 anos ocorrido em 15 de abril, outro de 80 anos ocorrido em 19 de abril, um morador de 86 anos com óbito no dia 06 de maio, homem de 88 anos falecido no dia 10 de maio, um homem de 56 anos com óbito no dia 26 de maio e um morador de 76 anos com óbito em 04 de junho.
Há ainda um caso suspeito de óbito em uma mulher de 68 anos no dia 08 de maio. Os exames são realizados pelo Instituto Adolpho Lutz, credenciado pelo Ministério da Saúde.