Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
11 JUN 2019
Campanha de educação no trânsito chama atenção para vagas especiais
Objetivo é fazer os motoristas sentirem na própria pele a rotina de pessoas com deficiência que necessitam usar as vagas especiais

No último sábado (08) a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Penápolis realizou a Campanha “Vivendo a Minha Vida”, voltada para educação no trânsito e sensibilização do público para a necessidade de respeitar as vagas especiais destinadas a pessoas com deficiência e idosos. A iniciativa foi realizada em parceria com a Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis), Apae de Penápolis e Lar Vicentino, contando ainda com o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis e Grupo Bom Pastor.
A campanha chamou a atenção de motoristas e pedestres que passaram pelo centro comercial da cidade. Cerca de 50 cadeiras de rodas foram “estacionadas” em frente aos estabelecimentos comerciais, ocupando vagas de veículos. Em cada cadeira de rodas estava afixado um cartaz com inscrições do tipo “Volto logo”; “É só um minutinho”; “Vou ali e já volto”; “É rapidinho”, entre outras expressões semelhantes usadas no dia a dia pelos motoristas que de forma irregular ocupam vagas especiais.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Penápolis, Mauro Olympio dos Anjos, a campanha também faz parte das ações previstas pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, um programa do Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo a educação e a redução de acidentes e mortes no trânsito.
“Nosso intuito foi fazer com que os motoristas que buscam uma vaga no comércio sintam na própria pele como é o dia a dia das pessoas que necessitam usar as vagas especiais mas não conseguem. Com frequência essas vagas especiais acabam sendo ocupadas por quem deveria respeitar aquele espaço”, comentou Mauro Olympio.
“Esperamos que o impacto da campanha tenha sido positivo na comunidade, principalmente por ser um sábado, dia de muito movimento no centro da cidade. Quanto mais pessoas puderem ser tocadas com este ato, melhor. Sempre que pensarem em ocupar uma vaga destinada a idosos ou deficientes, que estas pessoas se lembrem do nosso apelo em favor do semelhante”, destacou o secretário.
“Queremos repetir esta ação em outras oportunidades, e esperamos cada vez mais contar com o apoio da população”, concluiu ele.