Quinta-feira, 28 de Março de 2024
18 JUN 2019
Penápolis recebe acervo de obras musicais
O acervo doado pelo escritor e músico Rinaldo dos Santos fará parte do Memorial da Música

Na última sexta-feira (14), o prefeito Célio de Oliveira recebeu em seu gabinete a visita do escritor e músico penapolense Rinaldo dos Santos que entregou ao município cerca de 220 obras musicais, além de livros e filmagens. O acervo fará parte do Memorial da Música, que será instalado junto a Secretaria de Cultura e Turismo de Penápolis.
Durante a entrega, estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Luis Colevati e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Olmair Peres Rillo. Entre as obras musicais, há uma coleção de músicas inspiradas nos roteiros seguidos pelo Brasil, com peças simples para piano até poemas sinfônicos.
O escrito e músico Rinaldo dos Santos contou que o objetivo é contribuir para aprimorar o espírito cultura da cidade. “Soubemos que a expectativa seria consolidar o status de Polo Cultural e Turístico do Noroeste Paulista. Dentro desse espírito progressista, estamos apresentando e oferecendo o labor de nossa vida, nas áreas literária e musical”, explicou.
“Esperamos que este material seja utilizado para que Penápolis venha a acelerar um sistema de estímulo progressivo de redação e literatura, bem como de música, disciplinas fundamentais para a cultura geral de qualquer município e nação”, acrescentou Rinaldo.
No encontro, o prefeito Célio de Oliveira agradeceu a contribuição do músico e escritor penapolense ao município. “Com esse acervo homenageando a cidade, daremos início ao Memorial da Música que será instalado inicialmente junto à Secretaria. A nossa ideia transferi-lo ao Centro de Integração da Cidadania que será instalado na antiga Estação Ferroviária, após a reforma do espaço”, contou o prefeito.

Acervo
O acervo traz quatro volumes intitulados “Momentos Musicais”, “Contos Penapolenses”, “Músicas dedicadas a pessoas de Penápolis” e “Rapsódia Penapolense”. Todas as músicas têm áudio com piano e orquestra digital. Todas as partituras estão registradas na Fundação Biblioteca Nacional.
Além das partituras, Rinaldo entregou as gravações em áudio e em arquivo PDF para que sejam disponibilizados a toda a população. O autor também doou ao município diversas obras digitalizadas de sua autoria. São livros sobre pecuária e história do Brasil.