Quinta-feira, 28 de Março de 2024
19 JUN 2019
Prefeito pede ao Dnit a doação definitiva da antiga estação ferroviária
Prefeito Célio de Oliveira e vice Feltrin durante audiência com o superintendente do Dnit, Roberto Menezes

Desde 2014 a prefeitura já tem a cessão da área por 20 anos, porém a administração municipal quer a doação do espaço

Durante viagem de trabalho a São Paulo nesta terça-feira (18), o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, esteve em audiência na sede do Dnit (Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes) para oficializar o pedido de doação definitiva do prédio da antiga Estação Ferroviária para o município.
Desde 2014 a prefeitura já tem a cessão da área, a título gratuito, por 20 anos em regime de comodato (prazo renovável por mais 20 anos), porém agora a administração municipal quer a doação da área. Para tanto o prefeito Célio, acompanhado do vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin, manteve uma audiência com o superintendente do Dnit, Roberto Menezes Ravagnani.
De acordo com o prefeito, o superintendente se comprometeu a dar prosseguimento ao pedido apresentado.
“A doação definitiva do prédio nos permitiria implantar e utilizar de forma definitiva o projeto do Centro de Integração da Cidadania. Tal projeto receberá um investimento no valor de R$ 1 milhão, vindos do FID, que é o Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, gerido pela Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania.”, argumentou Célio de Oliveira.
“Publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no final de 2018, a aprovação do nosso projeto pelo FID permitirá a reforma e a adequação do espaço para a instalação de diversos serviços públicos”, acrescentou.

Aguardando Recurso
Ele ainda lembrou que a aprovação do projeto ocorreu por chamamento público do Governo Estadual, e que a prefeitura já apresentou a documentação necessária para o andamento do processo. “Aguardamos agora a liberação do recurso, o que deve ocorrer muito em breve”, contou.
Pelo projeto, no local será instalado um espaço multiuso que vai abrigar Procon, Banco do Povo, Posto Fiscal, Posto de Atendimento ao Trabalhador, Casa do Artesão e um Museu sobre a Ferrovia, entre outros serviços.
A Estação Ferroviária tem mais de 1200 metros quadrados de área construída, com uma estrutura de boa qualidade e excelente localização. ideia é reformar e adaptar o espaço para abrigar serviços públicos, promovendo uma revitalização daquela região da cidade.
Para a conquista dos recursos do FID, a Prefeitura de Penápolis contou com o apoio do deputado estadual Roque Barbiere.