Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
23 JUN 2019
Santa Casa de Misericórdia: Intervenção da Prefeitura no hospital será finalizada amanhã
O Show de Prêmios em Prol da Santa Casa reuniu milhares de pessoas no Estádio Municipal em 2015

Após quatro anos de intervenção municipal, a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis passará a ser administrada pela Irmandade do Hospital. O período de intervenção da Prefeitura de Penápolis será finalizado em solenidade realizada amanhã (24) com representantes do poder público, Irmandade, vereadores, entre outros convidados.
Em junho de 2015, após a paralisação dos atendimentos, a Prefeitura de Penápolis assumiu a administração do hospital. Desde então, mesmo com a grave crise financeira, a Santa Casa recebeu diversos investimentos e melhorias, além de um grande apoio da comunidade e clubes de serviços.
Segundo o prefeito Célio de Oliveira, a decisão tomada em 2015 foi um grande desafio, mas fundamental para manter o hospital de portas abertas para os mais de 100 mil moradores da microrregião. “Na ocasião, a Prefeitura assumiu o hospital com as portas fechadas e o devolvemos agora com as portas abertas à população”, enfatizou.
“Com a formação de uma nova irmandade que se dispôs a assumir a Santa Casa, nós resolvemos decretar o fim da intervenção e transferir a administração para essa nova direção. Continuaremos apoiando o hospital, com os repasses mensais que totalizam um aporte de cerca de R$ 5 milhões anuais”, destacou.
“Esperamos que este novo momento da Santa Casa possa propiciar o aumento dos convênios particulares, a implantação do hospital escola em parceria com a Funepe, a reclassificação da UTI de nível I para nível II e o reequilíbrio das contas, dando sequência ao trabalho já iniciado durante a intervenção”, afirmou.
O prefeito ainda destacou que a Prefeitura deixa a intervenção em um processo natural, em total acordo com a nova irmandade. “Desejamos boa sorte à nova administração e disponibilizamos todo nosso apoio em suas ações”.

Balanço
Ainda de acordo com o prefeito Célio de Oliveira, nestes quatro anos, apesar das enormes dificuldades financeiras, foi possível oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes e ainda realizar investimentos estruturais no hospital.
“Neste período, a Prefeitura ampliou os repasses mensais à Santa Casa. Atualmente, o município investe R$ 400 mil por mês para manter o atendimento. Sem esses recursos seria impossível manter o hospital de portas abertas”, contou o prefeito
“Em 2017, a Prefeitura disponibilizou um vale alimentação a todos os funcionários da Santa Casa, nos mesmos moldes dos servidores municipais. Este benefício será mantido mesmo com o fim da intervenção”, contou Célio.
“Além dos repasses mensais, diversos investimentos foram realizados. Muitos só foram possíveis com o envolvimento dos funcionários do hospital, com o apoio da comunidade e de clubes de serviços. Essa rede de solidariedade foi extremamente importante. Por isso, agradecemos a cada um que contribuiu com a nossa Santa Casa”, finalizou o prefeito.
A direção da Santa Casa de Misericórdia preparou um relatório para uma prestação de contas e um balanço das ações realizadas desde 2015, período de intervenção municipal. Confira a seguir:

Relatório de Conquistas Pós Intervenção do Município

EXERCÍCIO DE 2015:
- 01 Aparelho de Videolaparoscopia (Emenda): R$ 184.500,00
- 03 Macas de Transporte (Emenda): R$ 10.170,00
- Manutenção de Equipamentos do Hospital    : R$ 27 mil
- Recurso do Show de Prêmios: R$ 100 mil
Total: R$ 321.670,00

Melhorias:
- Reabertura de quatro leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)
- Recursos arrecadados com o Programa Santa Casa Viva tiveram valor dobrado
- Recurso do show Luan Santana investidos na aquisição de medicamentos