25 JUN 2019
Univesp realiza o Primeiro Café Literário

No último dia 17, a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) – Polo de Penápolis realizou o "Primeiro Café Literário" reunindo estudantes do curso de Pedagogia da universidade. Os demais alunos de Tecnologia em Gestão Pública e Engenharias também foram convidados para o evento.
O Café Literário teve como tema “O texto literário na formação de leitores: entre prosa e poesia. Breve reflexão acerca das obras de Cora Coralina e Manoel de Barros". A palestra fora ministrada pelo professor Edison Rodrigues, doutorando do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, mais especificamente da área de Literatura infantil e juvenil.
A iniciativa foi organizada pela orientadora do polo, Érica de Lima e pela mediadora da unidade, Daniela Laranjeira. Segundo o professor Edison Rodrigues, o objetivo central da palestra foi ressaltar a importância do texto poético para a formação de leitores, desde os mais jovens até adultos.
Os textos podem colaborar fundamentalmente para a construção cultural e identitária dos leitores. Para exemplificar o processo, foram utilizadas obras dos autores Cora Coralina e Manoel de Barros. O também ressaltou ainda para incentivar a leitura entre os estudantes, é fundamental que os professores sejam, acima de tudo, leitores.
De acordo com a organização do Café Literário, eventos como esse fortalecem os vínculos dos alunos com a Univesp, já que é uma universidade de ensino à distância, onde a presença dos alunos é necessária apenas em dias de provas.