Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
26 JUN 2019
Daep instala macromedidores em pontos estratégicos da cidade

Desde o início do mês o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) instalou seis macromedidores de vazão junto aos reservatórios de água. O objetivo desta ação é controlar o volume de água distribuído para consumo no município. Até o final do ano serão instalados no total 22 macromedidores em pontos estratégicos.
Segundo explicou o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, esta atividade faz parte do programa de controle de perdas físicas de água. “Com a instalação dos equipamentos nas adutoras que chegam e saem dos reservatórios, teremos melhoria no monitoramento da vazão de água que abastece a cidade. Assim será possível combater as perdas de líquido tratado no processo de distribuição”, disse ele.
“Poderemos identificar quais os pontos onde é necessário reparar a rede e eliminar os vazamentos, atendendo ao Plano Diretor de Combate às Perdas de Água”, destacou.
Para que fosse possível realizar a instalação dos equipamentos, um convênio foi firmado em maio do ano passado para a liberação de recursos da ordem de R$ 960 mil. O investimento é específico para a prevenção de vazamentos da rede de abastecimento de água.
Parte dos recursos do convênio, cerca de R$ 817 mil, é proveniente do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), e o restante de contrapartida do Daep.
O projeto visa dar sequência à implantação das ações do Plano Diretor de Combate as Perdas de Água, incluindo o fornecimento, instalação, aferição e calibração de macromedidores de vazão.
“Este tipo de investimento impacta diretamente na preservação dos recursos hídricos, além da economia financeira. É um projeto extremamente importante para o sistema de abastecimento de água e para a comunidade local”, finalizou o presidente Batata.