Ir para conteúdo do site
Acompanhe-nos
Domingo, 22 de Setembro de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura de Penápolis
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

19/07/2019
Julho Amarelo: Unidades de saúde farão testes rápidos de hepatite de 22 a 27 de julho

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, em parceria com o Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e o Rotary Club, inicia na próxima semana a Campanha Municipal de Luta Contra as Hepatites Virais em todas as unidades de saúde. A campanha ocorre em alusão ao “Julho Amarelo”, movimento lançado pelo Ministério da Saúde que define o mês de julho como um mês especial de luta e prevenção das hepatites virais. A iniciativa é coordenada pelo SAE – Serviço Ambulatorial Especializado DST/HIV/Aids/Hepatite virais.
Segundo a coordenadora do SAE, Marlene Tozatti, o objetivo da campanha é intensificar o diagnóstico, prevenção e educação sobre as hepatites virais. 
“Fazer de julho o mês emblemático de combate às hepatites não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano. Muito pelo contrário. A cada dia deve-se aumentar a atenção. Porém neste mês fazemos uma intensificação das ações de conscientização, chamando as pessoas a fazerem os testes rápidos”, comentou ela.
De acordo com a coordenadora do SAE, todas as unidades básicas de saúde da Prefeitura oferecerão, a partir do dia 22 ao dia 27 de julho, testes rápidos para detecção da doença. 
“Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente será encaminhado para tratamento gratuito da rede pública se saúde”, garantiu. “Para tanto, temos uma equipe especializada de enfermeiros e médicos”, disse.

O Exame
Conforme explicou Marlene, o exame é realizado de forma simples e o diagnóstico sai rapidamente. 
“É feito apenas um pequeno furo no dedo para coleta de uma gota de sangue. O resultado fica pronto em 15 minutos”, revelou. 
“Todo o processo de teste, diagnóstico e tratamento é feito de maneira segura, individual e sigilosa”, frisou.
Ela ainda lembrou que a hepatite B é uma inflamação do fígado que pode ser causada também por uma infecção viral, sendo contagiosa através do sangue, sêmen ou secreções vaginais. 
As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Porém, até o momento, não há vacina para a hepatite C. Neste caso, há a transmissão por transfusão de sangue, sexo sem preservativo, compartilhamento de material para uso de drogas, uso compartilhado de lâminas de barbear e depilação, escovas de dente, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam, como materiais para tatuagem e colocação de piercings.
“O diagnóstico precoce da hepatite amplia a eficácia do tratamento”, alertou a coordenadora do SAE.
Entre os sintomas da hepatite C estão cansaço, tontura, enjoo ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Serviço Disponível
Independentemente da campanha do Julho Amarelo, a população pode contar o ano todo com atendimento especializado na área (SAE). No local são realizados os testes para sífilis, HIV e hepatite B e C.
O serviço está localizado na rua Anchieta 540, no centro da cidade, aos fundos da Clínica de Especialidades do Cisa. 
O atendimento é feito de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 16h. Mais informações pelo telefone (18)3654.2322.

Cronograma nas Unidades Básicas
Confira a seguir o cronograma de realização de testes rápidos de hepatites nas unidades básicas de saúde, no período de 22 a 27 de julho. Procure o local mais perto de casa e faça o exame gratuitamente.

• Segunda-feira (22/07)
Macro I, no Jardim Eldorado – das 07h às 09h
Unidade Básica de Saúde da Cidade Jardim – 07h às 09h

• Terça-feira (23/07)
Macro II, no Centro da Cidade (“Postão”) – das 07h às 09h
Unidade Básica de Saúde do Jardim Del Rey – das 07h às 09h

• Quarta-feira (24/07)
 Macro III, na Santa Terezinha – das 07h às 09h
 
• Quinta-feira (25/07)    
Macro IV, na Vila Planalto – das 07h às 09h
Unidade Básica de Saúde da Vila Tóquio – das 07h às 09h
 
• Sábado (27/07)     
Santuário São Francisco de Assis – das 08h às 11h
Penápolis Garden Shopping – das 10h às 14h

Secom – PMP

 
 
 
 
Localização
Av. Maria Chica, 1400 - Centro - Penápolis / SP - CEP: 16300-005
Localização
Localização
De Segunda a Sexta-feira da 8h as 16h
Localização
Cadastre-se para receber os informativos da Prefeitura
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia