Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
23 AGO 2019
Grupo de Gestantes do Cras Planalto participa da Semana do Bebê
Gestantes do Cras Planalto participaram de palestra sobre amamentação, conheceram a maternidade da Santa Casa e participaram de sorteio de brindes

As gestantes que participam do grupo de convivência do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da região do bairro Planalto participaram de encontros especiais nesta última semana. Como parte da 10ª Semana do Bebê, as mamães estiveram na Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, participando do grupo de gestantes do hospital.
A visita ao hospital também marcou a Campanha do Agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno e doação de leite. Foram dois encontros, realizado no dia 13 e na última terça-feira (20). Segundo a coordenadora e assistente social do Cras Planalto, Kelli Lima Mouro, a ideia foi oferecer às gestantes uma atividade diferenciada.
“Para algumas mulheres, essa é primeira gestação e, portanto, não conheciam a estrutura da maternidade da Santa Casa. Foi uma oportunidade de conhecer todo o espaço, o direito de ter um acompanhante durante o parto, quais são as regras do hospital, todos os detalhes sobre o momento do nascimento dos seus filhos”, contou Kelli.
As gestantes também participaram de um bate papo com a médica pediatra Veridiana Braz sobre o papel do aleitamento materno para o desenvolvimento dos bebês e a importância de doações para o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Penápolis. As mamães também tiveram contato com profissionais de fisioterapia.
O evento também contou com a presença dos Doutores do Coração. Ao final do encontro, houve um sorteio de brindes. A ação contou com o patrocínio da Usina Diana, Caracol, Lions Clube de Penápolis e comerciantes da cidade.

Grupo
O grupo de gestante compõe o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e busca fortalecer a função protetiva da família e preparar as futuras mamães para a maternidade. Os grupos de gestantes têm duração de cinco meses, e por esta razão, a preferência é por gestantes que sejam beneficiárias de programas sociais e que estejam no máximo até no 4º mês de gestação.
Durante o período de realização do grupo, as gestantes participarão de palestras e orientações com profissionais da saúde sobre parto e amamentação, exercícios de relaxamento, oficinas de confecção de artesanato para o enxoval do bebê, técnicas de massagem, entre outras ações para estimular a afetividade e o vínculo familiar.