Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
14 SET 2019
Penápolis participará de chamadas públicas do “Juntos Pela Cultura”
Lançamento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes no último dia 09, reunindo gestores da Cultura de todo o Estado

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Penápolis, Luiz Colevatti, participou da cerimônia de lançamento do Programa Juntos Pela Cultura, do Governo do Estado de São Paulo. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, no último dia 09, reunindo gestores da Cultura de todo o Estado. Segundo Colevatti, Penápolis vai se cadastrar em todas as modalidades do programa com o intuito de atrair importantes eventos do setor.
Conforme explicou ele, o programa lançado pelo Governo consiste em parcerias com os municípios para realização de eventos como a Virada SP, Circuito SP, Tradição SP, Revelando SP e o + Gestão SP. “Isso se dará através de chamadas públicas. Garantimos que a Prefeitura de Penápolis vai se inscrever para participar de todas as ações previstas”, assegurou Colevatti.
Por meio das chamadas públicas do programa Juntos Pela Cultura, os municípios poderão acessar o total de R$ 12,5 milhões em investimentos.
Estiveram presentes na cerimônia de lançamento, o Governador João Doria; o Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; e mais de 400 prefeitos e secretários municipais de Cultura.
Conforme foi explicado aos presentes na cerimônia, o objetivo central do programa é ampliar o acesso à arte e à cultura em todas as regiões do estado, com mais eficiência e uma visão municipalista de gestão.

Conhecendo os eventos:
Virada SP – Serão selecionados quatro projetos de viradas culturais, de municípios com perfis distintos, que receberão um total de R$ 2,1 milhões. Os eventos acontecerão em novembro e dezembro, em municípios de macrorregiões diferentes.
Circuito SP – 90 municípios de todas as regiões receberão espetáculos de música e artes cênicas de alto nível, além de exposições e atividades de formação e capacitação a partir do último trimestre de 2019 até 2020. Serão investidos R$ 8 milhões.
Tradição SP – Por meio de chamada pública contínua para as prefeituras, o novo programa apoiará eventos e expressões culturais populares tradicionais do estado, realizados a partir do último quadrimestre de 2019. Serão investidos R$ 500 mil.
Revelando SP – Chamada pública para participação no evento de celebração e valorização da cultura popular e tradicional de São Paulo, que acontece de 13 a 17 de novembro, no Parque da Água Branca, com investimento de R$ 1,9 milhão. Cada município terá um estande e poderá levar sua gastronomia, artesanato, música, dança, artes cênicas, folclore, design, audiovisual e demais expressões culturais.
+ Gestão SP – Novo programa que vai oferecer, em parceria com instituições de excelência, cursos executivos em gestão cultural para secretários municipais e gestores de equipamentos culturais, com a flexibilidade da educação à distância e sem custo para as prefeituras.