Quinta-feira, 28 de Março de 2024
20 MAR 2020
NOTA OFICIAL – Santa Casa e Pronto Socorro

A Administração da Santa Casa de Misericórdia e do Pronto Socorro de Penápolis esclarece a população da cidade e região que não há, até o momento, nenhum caso de Coronavírus – COVID-19 – confirmado em nossos serviços de saúde. Portanto, não ocorreu nenhum óbito de pessoa com Coronavírus no município.
Não é verdadeira a informação de que um paciente submetido ao exame de tomografia no Pronto Socorro teve resultado positivo para Coronavírus, uma vez que somente é possível confirmar a contaminação pelo vírus através do exame de swab. Tal exame consiste na retirada de amostra da mucosa ou secreção das narinas ou da garganta para análise em laboratório, não sendo possível utilizar exames de imagem como raios x, tomografias, ultrassonografias ou ressonâncias magnéticas para a confirmação ou exclusão do Coronavírus.
Lamentamos que algumas pessoas se utilizem do cargo ou do trabalho que exercem para disseminar informações falsas ou incorretas sobre um assunto tão delicado e que está mobilizando de forma inédita a atenção de toda população mundial. Isso causa mais prejuízos e não contribui em nada para o controle da situação, que nesse momento exige calma, informações corretas e medidas de prevenção, e não a disseminação irresponsável de Fake News. As medidas necessárias para a correção dessas atitudes já foram definidas e estão sendo adotadas.
Reforçamos a necessidade da sociedade buscar informações confiáveis e em fontes seguras para que saiamos o mais rápido possível do período de transmissão comunitária do vírus. As atitudes aconselhadas são as seguintes: busca por informação, evitar aglomeração mantendo-se em casa na medida do possível, lavagem constante das mãos e muita hidratação.
Nossos serviços de atendimento aos pacientes permanecerão alertas e prontos para o atendimento de todos que precisarem, mas somente deverão se dirigir a esses locais os pacientes que apresentarem sintomas respiratórios graves, como falta de ar, dificuldade para respirar, febre persistente e tosse.
Permanecemos à inteira disposição de todos aqueles que precisarem de auxílio e informação acerca desse assunto.
Recomendamos a visita ao site do Ministério da Saúde no endereço: https://www.saude.gov.br/o-ministro/746-saude-de-a-a-z/46490-novo-coronavirus-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-3, para o esclarecimento de forma simples e descomplicada acerca das principais dúvidas que possam existir sobre o tema do Coronavírus – COVID-19.

Penápolis-SP, 19 de março de 2020.
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis
AHBB – Associação Hospitalar Beneficente do Brasil