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JAN
13
13 JAN 2021
CULTURA
Prefeitura de Penápolis passa a ter Editora Municipal para publicações
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Em uma iniciativa inédita do poder executivo, a Prefeitura de Penápolis agora passa a contar com uma Editora Municipal para a publicação de livros institucionais, documentos oficiais e demais publicações que sejam resultados de projetos de suas secretarias. 
A criação de uma Editora Municipal de Penápolis era um desejo do prefeito Caique Rossi e foi viabilizada sem custos ao município, através de trâmites executados pela Secretaria de Governo e Gestão Participativa, gerida pelo secretário Thiago Pereira da Silva Mazucato.  
Segundo informou Mazucato, a Prefeitura de Penápolis efetuou na sexta-feira, 08, o registro junto à Câmara Brasileira do Livro (CBL), garantindo a criação da Editora Municipal de Penápolis. “Isso significa que a Editora já existe oficialmente e inclusive, possui prefixo editorial. Para cada livro será gerado um ISBN (International Standard Book Number), que é um padrão internacional de numeração, uma espécie de ‘RG’ do livro”, ressaltou. 
O secretário de Governo explicou que o próximo passo será a criação do regulamento interno da Editora Municipal, que vai definir as normas de funcionamento e a composição do conselho editorial. “O conselho será coposto por membros técnicos da prefeitura, ou seja, por profissionais capacitados da área. Não haverá a criação de novos cargos ou gastos salariais para essa função”, acrescentou Thiago Mazucato. 
A previsão é de que todo esse processo de regulamentação seja concluído até final de fevereiro de 2021, para que a Editora Municipal possa entrar, de fato, em funcionamento. 

Publicações
A Editora Municipal de Penápolis será um órgão institucional, portanto, sem fins lucrativos. Ela poderá fazer a publicação de documentos oficiais do município, livros institucionais e demais livros que sejam fruto do trabalho de outras secretarias, como por exemplo, projetos vinculados às Secretarias de Educação e de Cultura. 
A Editora Municipal poderá criar ainda diversos selos que podem setorizar as publicações, como por exemplo, selo de Cultura, Educação, entre outros. Além disso, também podem ser criadas coleções com diversos títulos institucionais. 
De acordo com o secretário Thiago Mazucato, as publicações da Editora Municipal serão disponibilizadas, prioritariamente, de forma digital, pois é mais acessível e não gera custos. “Entretanto, eventualmente, podemos fazer publicações impressas e buscar parcerias para custear a impressão”, comentou.
Ele destacou que a Editora Municipal de Penápolis é um projeto da Secretaria de Governo, mas contará com o envolvimento de todas as demais secretarias municipais. 

Secom – PMP

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