Quinta-feira, 28 de Março de 2024
13 ABR 2021
Vacinação contra a gripe está disponível em todos postos de saúde

Primeira etapa é destinada a crianças, gestantes e trabalhadores da saúde

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já começou em Penápolis, em todas as unidades básicas e Macros de saúde. A campanha será dividida em três etapas, seguindo a determinação do Ministério da Saúde. Na primeira etapa, serão vacinadas crianças, gestante, puérperas e trabalhadores da saúde.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza. Para evitar a concentração de pessoas, a vacinação será realizada em todos os postinhos e Macros de saúde, de segunda a sexta-feira, das 07h às 16. A vacinação contra a Covid-19 acontecerá apenas no Ginásio Municipal de Esportes “Antônio Castilho Braga”, o Gigantão Azul.
O secretário de Saúde, Luiz Washington Bozzo do Nascimento Filho, enfatiza que a vacinação conta a gripe é extremamente importante neste período de pandemia de coronavírus por diminuir o impacto sobre os serviços de saúde.
“A vacina da Influenza é uma ferramenta importante para auxiliar no diagnóstico de pessoas com sintomas respiratórios. Os sintomas da influenza são bastante semelhantes aos do coronavírus e, com os pacientes imunizados para a influenza, o diagnóstico é mais assertivo”, destacou.

Público-alvo
Devem se vacinar nesta primeira etapa, as crianças de seis meses a cinco anos completos, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. A primeira etapa prossegue até o dia 10 de maio.

Demais etapas
A segunda etapa, a partir do dia 11 de maio será a vez dos idosos a partir de 60 anos ou mais e dos professores das redes pública e privada.
Já a terceira etapa começa em 9 de junho e inclui pessoas com comorbidades, com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Orientações
A Secretaria Municipal de saúde orienta que aquelas pessoas incluídas na Campanha de Vacinação da Covid-19 deem preferência a imunização contra o coronavírus. É necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para depois se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe.

Secom - PMP