Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
05 AGO 2021
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Procon de Penápolis orienta consumidores sobre compras no Dia dos Pais
Com a chegada do Dia dos Pais, data importante para o comércio varejista, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Penápolis orienta os consumidores a tomarem alguns cuidados para evitar problemas durante as compras. Segundo dados do órgão, houve um aumento de 465% de reclamações de 2019 para 2020, principalmente em relação a vendas online.
Em 2019, foram registradas 58 queixas relacionadas ao Dia dos Pais. Já em 2020, o número saltou para 328, um acréscimo de 465%. Segundo a coordenadora do Procon de Penápolis, Eunice Valadão Moreira Alberton, em 2020, por conta da pandemia, muitos consumidores optaram pelas compras online tanto pela praticidade quanto pela segurança que elas representam.
“Em contrapartida, as reclamações relacionadas a esse meio de compra também cresceram. Consumidores devem ficar atentos a algumas orientações para evitar problemas”, destacou Eunice.
“No caso compras online é fundamental ficar atento às informações sobre o fornecedor, verificar se a empresa existe, se tem CNPJ, endereço físico e se disponibiliza contato para dúvidas. Consulte também se o local consta da lista de sites não recomendados pelo Procon-SP”, acrescentou. A lista de site não recomendados está disponível em https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
Outra orientação é conhecer sobre a política de venda e de atendimento ao consumidor também traz mais segurança. "É interessante verificar qual a política de atendimento ao cliente, como é o pós-venda, se a empresa troca, quais os canais de contato etc. Informações como o preço total, qual valor do frete e data da entrega devem ser checadas antes da compra e cumpridas corretamente pelo fornecedor", explicou a coordenadora.
O consumidor também deve estar atento à forma como procura a empresa: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. É o próprio consumidor quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais. Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada etc.
É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.
Fazer uma pesquisa de preços é uma medida simples que pode garantir uma boa economia. "Outro ponto importante é fazer uma pesquisa de preços, que pode ser feita de forma online; compare os valores praticados por diferentes fornecedores antes de escolher o local em que vai comprar", afirma a coordenadora do PROCON de Penápolis.
O Procon de Penápolis atende junto ao Poupatempo, localizado no Penápolis Garden Shopping. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h. O atendimento também é realizado por e-mail: [email protected]

Secom - PMP