Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
08 AGO 2021
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Penápolis sedia audiência pública estadual e conquista convênios
Ao todo estiveram presentes prefeitos e demais autoridades de 21 cidades
Na tarde desta sexta-feira (06) Penápolis recebeu a visita do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, para participar de uma audiência pública cujo objetivo foi discutir o “Projeto de Desenvolvimento Regional”. Também estiveram na cidade o secretário estadual da Habitação, Flávio Amary e o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges; entre outras autoridades.
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, que coordena o projeto de regionalização, participou da audiência de forma virtual. Ao todo estiveram presentes prefeitos e demais autoridades de 21 cidades.
A audiência, organizada pelo Governo do Estado, tratou da nova organização territorial regional de São Paulo. A proposta foi desenvolvida em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE).
O objetivo da regionalização é buscar a solução de problemas de forma regional, assim como definir as prioridades de investimentos, levando em conta aspectos técnicos, estudos econômicos, demográficos e da rede urbana, assim como a qualificação dos tipos de região.
O prefeito de Penápolis, Caique Rossi, destacou o papel de Penápolis na microrregião e a união dos municípios.
“Por isso pedimos a inclusão dos municípios vizinhos de Glicério e Braúna, além de Piacatu, Coroados, Brejo Alegre e Clementina. Estamos preparados para assumir essa responsabilidade”, disse ele.
Caique Rossi aproveitou a audiência para solicitar alguns pleitos importantes para o desenvolvimento no município. Um deles é a construção de uma rotatória na Rodovia Assis Chateaubriand, para facilitar o acesso ao Centro de Distribuição que está em construção na cidade.

Convênios
Durante a audiência, o prefeito Caique Rossi assinou, junto ao secretário estadual de Agricultura, Itamar Borges, o convênio para viabilização do Programa Rotas Rurais. A ação tem o objetivo de mapear as estradas paulistas, por meio de um software, via satélite, e disponibilizar para a população da zona rural, a localização de sua propriedade.
O principal ganho com a implementação do Rotas Rurais será a viabilização de acesso a serviços públicos básicos e fundamentais, como saúde e segurança. Além disso, ação facilitará a atuação de empresas privadas, cooperativas e associações de produtores, a logística e a distribuição de produtos agropecuários e a melhoria da infraestrutura do campo.
Outro documento assinado foi o “Autorizo” para o projeto “Casa da Juventude”. Trata-se de um investimento de R$ 740 mil para a construção de um espaço multiuso de apoio ao público jovem. O projeto visa incentivar a economia criativa, qualificação profissional e empreendedorismo da juventude penapolense.
O projeto será realizado em parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura, sendo que o Estado vai financiar a construção do prédio em estrutura metálica e alvenaria no valor de R$740 mil; e a prefeitura já disponibilizou o terreno e também ficará responsável pela aquisição de móveis e demais equipamentos.
Ainda foram oficializadas 1500 cestas básicas de alimentos do Programa Alimento Solidário, um benefício estadual que compreende a entrega de uma cesta básica para famílias em situação de extrema vulnerabilidade e que contempla as famílias com inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), com renda per capita de até R$ 89,00.