Quinta-feira, 28 de Março de 2024
24 AGO 2021
Campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 31
Vacina está liberada para todas as idades e disponível nas Macros I, II e III

Termina na próxima semana, no dia 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação está liberada a todas as faixas etárias, nas Macros I (Eldorado), Macro II (Postão) e Macro III (Santa Terezinha). É necessário levar a carteirinha de vacinação.
A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias. Apesar de a vacinação estar disponível para toda a população a partir de seis meses de idade, a Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação dos grupos prioritários, por apresentarem maior risco de complicações.
O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, alertou que todos os grupos registraram baixa cobertura vacinal. “Essa é uma vacina totalmente segura para proteger as pessoas contra a gripe. Neste momento de pandemia do coronavírus, essa vacinação é ainda mais importante”, alertou.
São grupos prioritários: crianças com seis meses até cinco anos completos; idosos com mais de 60 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e professores das redes pública e privada; pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla).
Também fazem parte do público-alvo, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Cobertura vacinal
Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis, foi vacinado apenas 49,1% do público prioritário, com a aplicação de 12.123 doses. A meta é vacinar 90% da população-alvo. Além do público prioritário, foram aplicadas outras 3.420 entre a população sem comorbidades.
As menores coberturas foram registradas entre os trabalhadores da saúde. Apenas 44,1% deste público se vacinou. Entre as crianças, foram vacinadas apenas 51,5%, o que equivale a 2.148 crianças imunizadas. Entre os idosos, 6.896 pessoas de um total de 12.631, ou seja, apenas 54,6% se vacinaram.
Entre as gestantes, a cobertura atingiu 52,5% e entre os profissionais de educação, 45,8%. As mulheres no período de puerpério registraram cobertura de 80%. Entre o grupo de pessoas com comorbidades, a cobertura vacinal atingiu 57,9%.