Quinta-feira, 28 de Março de 2024
29 SET 2021
SAÚDE
Farmácia do Pronto Socorro: Em um mês de atendimento, quase 24 mil medicamentos distribuídos
A Farmácia do Pronto Socorro de Penápolis completou no dia 16 de setembro um mês de atendimento aos pacientes penapolenses. Neste período, foram distribuídos 23.939 medicamentos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O local oferece medicamentos da rede básica de saúde, exclusivos para urgência e emergência, para os penapolenses atendidos na unidade.
Segundo o prefeito Caique Rossi, a implantação da farmácia foi um compromisso assumido junto à população. “Com uma estrutura relativamente simples, conseguimos atender a uma antiga reivindicação da comunidade. Hoje, ao ser atendido no Pronto Socorro, o paciente pode retirar o medicamento receitado pelo médico e já iniciar o tratamento”, destacou.
“Anteriormente, era necessário que o paciente se deslocasse para uma das farmácias das unidades básicas. Caso o paciente fosse atendido na noite de uma sexta-feira, só iria retirar o medicamento na segunda-feira. Hoje isso não acontece mais e ninguém precisa esperar para iniciar a medicação”, enfatizou o prefeito.
A coordenadora da Farmácia do Pronto Socorro, a farmacêutica Michele Freitas, contou que neste período observou uma reação bastante positiva por parte da população. “No contato direto com os pacientes, percebemos o quanto ficaram gratos pela implantação da farmácia. Aqueles que ainda não conheciam o serviço ficaram positivamente surpresos pelo atendimento”, afirmou a farmacêutica.
A Farmácia do Pronto Socorro atende em média cerca de 120 pacientes por dia.  O atendimento da farmácia é das 07h à meia-noite. Apesar de o Pronto Socorro atender todas as cidades da microrregião, a farmácia do PS será exclusiva para atendimento de moradores de Penápolis.
A coordenadora da Farmácia, Michele Freitas, acrescentou que a farmácia distribui alguns dos medicamentos da rede pública de saúde. “São 61 medicamentos destinados exclusivamente para o atendimento de urgência e emergência. Os demais medicamentos estão disponíveis nas farmácias da rede básica de saúde”, contou.
Para a retirada dos medicamentos é obrigatória a apresentação de documentos como RG, cartão do SUS e o cartão do postinho. Caso a retirada seja feita por outra pessoa, além dos documentos do paciente, será necessário apresentar documento pessoal, cartão do SUS e cartão do postinho do responsável pela retirada do medicamento
A farmacêutica ainda ressaltou a importância de manter atualizado o cadastro nas unidades básicas de saúde. “Manter os dados atualizados, como endereço e telefone, facilita muito o atendimentos em toda a rede pública de saúde. Mesmo aqueles que não utilizam as unidades básicas devem manter esse cadastro atualizado”, finalizou.

Secom - PMP