Sexta-feira, 29 de Março de 2024
01 DEZ 2021
SAÚDE
Dia de Luta Contra a Aids: Campanha Fique Sabendo faz testagem em shopping para celebrar a data
A Campanha “Fique Sabendo” realiza hoje (01), Dia Mundial de Luta contra a Aids, um trabalho de testagem gratuita para a população. Uma equipe especializada estará fazendo os testes das 13h às 17h, no Garden Shopping. O trabalho será coordenado pelo SAE – CTA (Serviço Ambulatorial Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento DST/HIV/Aids e Hepatites virais).
O objetivo é diagnosticar precocemente a presença do vírus HIV e sífilis. Trata-se de uma mobilização de incentivo ao teste de aids para conscientizar a população sobre a importância da realização do exame.
Durante todo o ano os exames estão disponíveis gratuitamente na rede pública local, porém anualmente, por ocasião da data, são ampliados os postos de testagem para maior divulgação, dentro da campanha lançada pelo Governo. O Centro de Testagem de Penápolis fica localizado junto à Clínica de Especialidades (rua Anchieta, 540, Centro).
O exame possibilita o diagnóstico precoce para que o paciente possa receber o tratamento médico adequado, o quanto antes. Além do teste anti HIV, a campanha também realizará testes de sífilis e hepatites virais.
A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde através do SAE – CTA, que atende os pacientes da rede pública de Penápolis e da micro região, portadores do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Os testes podem ser feitos diariamente de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30, no serviço especializado. Não é necessário agendamento prévio.
O teste de HIV é voluntário, individual, e toda ação de testagem é confidencial e sigilosa. O processo é muito simples, com apenas um furo no dedo, onde se coleta uma gota de sangue, tendo o resultado em aproximadamente 20 minutos.