Sexta-feira, 29 de Março de 2024
22 DEZ 2021
Documento lança primeiros desafios para Penápolis+20
A Secretaria de Governo e Gestão Participativa e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) disponibilizaram o documento inicial do projeto Penápolis+20 no site oficial do município (www.penapolis.sp.gov.br). O documento inicial foi apresentado durante a reunião do Conselho da Cidade, no último dia 14 de dezembro
O documento apresenta dados socioeconômicos e ambientais do município de Penápolis e alguns desafios que precisam ser enfrentados para que a cidade tenha um crescimento e desenvolvimento sustentável nas próximas décadas.
Ao longo das páginas podem ser encontrados dados econômicos, como a distribuição do valor adicionado por setor (agropecuário, indústria, serviços e comércio e setor público) e o PIB (Produto Interno Bruto) per capta. O relatório ainda traz dados sobre geração de empregos por setor, evolução de empregos formais e do rendimento médio.
Também estão disponíveis no documento, alguns dados socioeconômicos de grande importância, como o número de pessoas beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O diagnóstico do município traz indicadores demográficos que apontam para o aumento proporcional da população acima de 60 anos de idade.
O documento do Penápolis+20 ainda apresenta dados sobre a infraestrutura urbana e sobre o saneamento básico do município. Por exemplo, Penápolis conta com 350 quilômetros de vias pavimentadas, dois milhões de metros quadrados de áreas verdes e praças. A produção diária de lixo e demais resíduos é de 88 toneladas.
O prefeito Caíque Rossi reforçou a importância do projeto Penápolis+20 planejamento para garantir o desenvolvimento do município. "Precisamos discutir e planejar a cidade de Penápolis para o próximo ano, mas também para as próximas décadas. Pensar no futuro e em longo prazo é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável da cidade e a qualidade de vida para todos os penapolenses", destacou o prefeito.
Todos os dados apresentados no documento inicial apontam para a necessidade de planejamento de políticas públicas que pensem na população que a cidade de Penápolis terá nos próximos 20 anos. O planejamento inclui a mobilidade urbana, o meio ambiente, a geração de emprego e renda, dados que impactam diretamente na qualidade de vida do cidadão.

Secom - PMP