Quinta-feira, 28 de Março de 2024
24 JAN 2022
UTI da Santa Casa é credenciada como Nível II

Credenciamento proporcionará melhorias em estrutura física e equipe especializada

Dez leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis foram credenciados como Nível II pelo Ministério da Saúde na última semana. Além de melhor financiamento com repasses diferenciados para os leitos, a UTI Nível II oferece melhor estrutura de atendimento aos pacientes.
Segundo a vice-prefeita, a médica Mirela Fink, atualmente os dez leitos são utilizados para tratamento da Covid-19 e financiados para o tratamento da doença pelos próximos 30 dias. “Após esse período, os leitos passam a ser credenciados como UTI Nível II. Com essa mudança, a diária de cada leito passará a ser quatro vezes maior do que os valores recebidos hoje”, explicou.
“Além de o financiamento ser maior, o credenciamento da UTI Nível II oferece uma melhor estrutura de atendimento ao paciente. A legislação que determina as regras de funcionamento das UTIs exige uma estrutura física adequada, diversos equipamentos, equipe técnica especializada na área de saúde, entre outras exigências. Hoje, já atendemos a maior parte desses requisitos e temos um período de seis meses para as demais adaptações”, destacou Mirela.
Ainda segundo a vice-prefeita, o credenciamento só foi possível por conta da transferência dos leitos de UTI que funcionavam no Hospital de Campanha para a Santa Casa de Penápolis. “Se tivéssemos permanecido com esses leitos no hospital de campanha, perderíamos o credenciamento e os leitos seriam fechados, como aconteceu em outras cidades”, enfatizou.
“Por isso, fizemos a transferência desses leitos de UTI para que não perdêssemos toda essa estrutura de atendimento aos pacientes. Portanto, temos 20 leitos de unidade de terapia intensiva. Desses, dez estão credenciados como Nível II, em um processo que foi iniciado há alguns anos e concluído agora”, afirmou a vice.
O prefeito Caique Rossi contou que a Santa Casa possuía dez leitos de UTI que não eram credenciados e, por isso, não recebiam o financiamento diferenciado. “O custeamento desses leitos era incluído nos valores já recebidos pelo hospital através do teto financeiro MAC (média e alta complexidade)”, explicou.
“Agora o nosso foco é conseguir o credenciamento de todos os leitos já existentes para Nível II e, assim, atender toda a população com a melhor estrutura e com financiamento adequado para isso”, finalizou o Caique.