Quinta-feira, 28 de Março de 2024
06 JUN 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Junho Violeta: Penápolis realiza ações de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
Em alusão à Campanha “Junho Violeta”, que reforça a importância do combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em conjunto com a rede socioassistencial e organizações parceiras, realiza diversas atividades acerca do tema voltadas à comunidade.
O marco principal desta mobilização acontece em 15 de junho, considerado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa; data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com a Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, a Campanha “Junho Violeta” tem o objetivo de orientar, conscientizar e mobilizar a população no combate à violência contra os idosos. “Buscamos informar a comunidade para que ela saiba adotar medidas para prevenir e identificar as diversas formas de violência, negligência e abusos contra os idosos”, comentou.

Pandemia
Segundo informou o secretário, durante a pandemia, houve um aumento do número de denúncias de violência e violações dos direitos contra a pessoa idosa. “Infelizmente, esses casos têm aumentado. Por isso é importante que qualquer pessoa saiba identificar uma situação de violência com idosos para denunciar,a final, a violência contra idosos é crime”, reforçou.
O secretário Pedro Sanchez explica que a incidência de violência contra idosos não é só física, mas também emocional, psicológica, patrimonial, entre outras. “Por isso todos precisamos estar atentos para denunciar e garantir a segurança e bem-estar de nossos idosos”, ressaltou.

Canais de denúncia
São canais de denúncia de violência contra a pessoa idosa: Dique 100; Creas (18.997195718); Ouvidoria Municipal (156) e Conselho do Idoso, que atualmente atende na Secretaria de Desenvolvimento Social (3652.5307).
O secretário de Desenvolvimento Social comenta que a mobilização acerca do tema acontece no mês de junho, entretanto, as ações de combate à violência contra os idosos devem ser realizadas diariamente, durante todo o ano. “Devemos sempre discutir e planejar políticas públicas voltadas à promoção do envelhecimento seguro”, concluiu Pedro Sanches.

Confira a Programação “Junho Violeta”:

Cras Planalto e Cras Eldorado
- A partir de 01/06 – Decoração da recepção e distribuição de panfletos informativos
- 15/06 – 9h – Apresentação de Peça teatral “Jacinto”– Anfiteatro do CEU das Artes
Projeto CRAS Itinerante (durante o mês de junho)
- Roda de conversa com as famílias em acompanhamento

Creas
- 15/06 – 9h – Apresentação de Peça teatral “Jacinto” – Anfiteatro do CEU das Artes
Projeto CRAS Itinerante (durante o mês de junho)
- Roda de conversa com as famílias em acompanhamento

Associação Unidos pela Vida (Serviço de Acolhimento)
- 09/06 - 17h – Roda de conversa sobre a violência contra a pessoa idosa – na Sede do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAI).

Lar Vicentino
- A partir de 01/06 - Identificação da entrada da entidade com símbolo do tema: “Combate à Violência Contra a pessoa idosa”
- Palestras e atividades sobre a conscientização do tema – “Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa” - acontecerá de maneira continuada, ao longo do mês de junho

Apae
A partir de 01/06 - Divulgação da campanha
- Decoração da instituição
- 07 a 13/06 – período da tarde – Oficina de artesanato intergeracional entre os usuários da instituição
- Ações/atividades grupais (acontecerá de maneira continuada, ao longo do mês de junho);
- 08 e 09/06 - 7h30 - café da manhã com cuidadoras e moradores da residência inclusiva e entrega de informativo sobre o tema –na Sede do Serviço Residência Inclusiva
- 22 e 23/06 – Rodas de conversa e dinâmica com as cuidadoras e moradores da residência inclusiva sobre a importância dos cuidados com os idosos – na Sede do Serviço Residência Inclusiva

Casa da Sopa
- 13 e 15/06 - 17h – “Um dia com a Vovó/Vovô – resgate de memórias afetivas”; para crianças e avós – Atividade Intergeracional – Barracão Comunitário São Francisco e Sede da Casa da Sopa
- 14/06 - 14h – Palestra “Direito da Pessoa Idosa” – para cuidadores - sede da Casa da Sopa

Moveca
- A partir de 01/06 - Campanhas em Redes Sociais
- Conscientização com os assistidos nos projetos: Abordagem, Casa de Passagem, Casa de Estar e SCFV – público de 06 a 15 anos (ação continuada, durante o mês de junho)
- Palestra “Formas de Violência contra pessoas idosas”, com psicólogo Antônio Sidney Marques (público interno);
- 20/06 - 09h - Palestra “Cuidados com a Saúde do Idoso e a Violência Medicamentosa”, com Dra. Ariane Delitti. (Apoio: alunos de Medicina da Funepe)

Associação Vila da Infância
- Palestra “Violências e meio de prevenção”, com a delegada Dra. Thaisa da Silva Borges (público interno);
- Atividades sobre o Junho Violeta e ação em conjunto com os idosos da Casa de Repouso Harmonia (público interno)