Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
19 AGO 2022
Prefeitura inscreve alunos de 8 a 17 anos para Festival Paralímpico
A Secretaria de Educação está com inscrições abertas para alunos que desejam participar do Festival Paralímpico 2022, evento esportivo promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Podem se inscrever estudantes de 8 a 17 anos, com ou sem deficiência até o dia 31 de agosto.
Serão disputadas modalidades como vôlei sentado, bocha e goalball. O Festival Paralímpico será realizado no dia 24 de setembro, a partir das 08h, no Ginásio Municipal “Luiz Carlos Peters”, anexo à Emef Marilena Cipriano Pereira. O evento visa fomentar o esporte paralímpico e a inclusão.
Os interessados podem se inscrever diretamente em suas escolas ou na Secretaria Municipal de Educação, localizada no andar superior do Paço Municipal (avenida Marginal Maria Chica, 1400 – Centro). Mais informações podem ser obtidas nos telefones 3654.2533 ou 3654.2531.
O município de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, manifestou interesse em sediar esse evento nacional. O Comitê Paralímpico Brasileiro, por meio da sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, analisou todos os requisitos, selecionando o município de Penápolis para sediar o Festival Paralímpico 2022.

Inclusão
O Festival Paralímpico 2022 é um dos um dos eventos mais importantes do Brasil e o único da América Latina, com o intuito de oferecer a crianças deficientes a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão destas crianças por meio do esporte.
O evento envolve crianças com ou sem deficiência com idade entre 08 a 17 anos, praticantes ou não de esportes paralímpico, vinculadas ou não a clubes, associações, institutos e centros de reabilitação.
Em 2021, o Festival Paralímpico realizado em Penápolis contou com a participação de mais de 100 crianças. Segundo informou a Secretaria Municipal de Educação, para este ano, é esperada a participação de mais de 150 crianças deficientes e não deficientes em três modalidades paralímpicas: vôlei sentado, bocha e goalball.