Famílias com cadastro desatualizado desde 2019 devem procurar o Cras com urgência
A Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) alerta às famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) sobre a importância de manter as informações atualizadas. Quem recebe o Auxílio Brasil e está com o cadastro desatualizado desde 2019 deve procurar com urgência um dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade.
A atualização é necessária pois as famílias podem ter o benefício bloqueado. Segundo dados da Sedes, mais de 2.500 famílias precisam atualizar seus dados no CadÚnico. O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que a atualização do cadastro deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família.
“Se a família mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o cadastro deve ser atualizado presencialmente. Se não houver nenhuma alteração dos dados declarados anteriormente, é possível atualizar através de um aplicativo ou em página web”, afirmou.
A atualização do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) é um dos mecanismos de controle dos programas do Governo Federal. Qualquer alteração, como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar, além da composição familiar devem ser comunicadas.
Com as informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em que sua família se encontra para participação nos programas sociais do governo. E para receber os comunicados dos programas são utilizadas as últimas informações cadastradas.
Site ou aplicativo
Desde março, o Governo federal disponibilizou um novo aplicativo do CadÚnico. Pelo canal, é possível fazer o pré-cadastro para aqueles que ainda não estão cadastrados e desejam se cadastrar. Esta etapa é opcional, com o objetivo de agilizar o atendimento. O cidadão pode, se desejar, fazer todo o cadastramento diretamente no posto de atendimento do Cadastro Único.
Após realizar o pré-cadastro é necessário confirmar as informações em um dos Cras da cidade. A versão web do aplicativo está disponível no endereço on-line: cadunico.cidadania.gov.br
Serviço
O Cras Planalto está localizado na rua Manoel Foz, 515 - Vila Aparecida, junto ao CEU das Artes, e o telefone para contato é 3653-4893. O Cras Eldorado atende na rua Amazonas, 136, na Vila América. Para mais informações é só entrar em contato com 3653-7291.
Secom - PMP