22 SET 2022
Educação promove palestra sobre Saúde Emocional de professores e alunos
1- A pedagoga Regina Shudo falou sobre como identificar, reconhecer e controlar as emoções e sentimentos na gestão de conflitos
A Secretaria Municipal de Educação realizou na última quarta-feira, 21, um encontro com educadores, professores e demais funcionários da área para a promoção da palestra “Saúde Emocional dos Professores e Alunos e a Gestão de Conflitos”, ministrada pela pedagoga Regina Shudo. O encontro aconteceu nas dependências do NAC – Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (antigo Lúmine), e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre profissionais da rede municipal de ensino, instituições conveniadas e escolas particulares.
O prefeito Caique Rossi esteve presente no evento e ressaltou a importância da participação dos profissionais da educação em atividades formativas. Ele ainda parabenizou todos os professores e educadores pelo excelente resultado obtido pelo Ideb 2021. “Tivemos um dos maiores índices do Estado de São Paulo e isso se deve ao esforço e dedicação de nossos professores que estão sempre buscando aprimorar seu trabalho”, destacou.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, também agradeceu a presença dos profissionais e reforçou que a palestra é mais uma atividade de formação que visa valorizar o professor, contribuindo com seu trabalho em sala de aula e atendimento às crianças.
Durante a palestra, a pedagoga Regina Shudo falou sobre como identificar, reconhecer e controlar as emoções e sentimentos na gestão de conflitos em relações interpessoais, sejam eles na escola, ambiente de trabalho ou na vida pessoal.  A palestrante falou ainda sobre a importância de se trabalhar as competências sócio-emocionais na escola desde a Educação Infantil; a importância da empatia na relação professor-aluno, e principalmente sobre a importância do professor saber ouvir aquela criança/aluno. “Muitos fatores podem prejudicar a saúde emocional, mas também podem determinar a saúde emocional de professores e alunos”, pontuou Regina Shudo.
O evento educacional também contou com a apresentação artística do Grupo Musical Detachê, composto pelos violinistas Lucas Seger, Guilherme Teixeira, Lívia Dos Santos e Grazielly Monique; Violista Adriele Mayara; Violoncelista Ana Carolina. O grupo apresentou músicas populares tocadas por instrumentos eruditos pertencentes à família das cordas friccionadas, como violino, viola de arco e violoncelo.

Currículo
A palestrante Regina Shudo é Pedagoga e pós-graduada em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área educacional há mais de 37 anos. Diretora da Amaná Educacional. Foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em Universidades. Atualmente dedica-se ao trabalho de consultoria para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos na área da educação infantil e alfabetização.