Terça-feira, 16 de Abril de 2024
30 SET 2022
Alunos da Emef Marilena Cipriano participam de atividades sobre trânsito
Turma do 1º Ano conversou sobre a responsabilidade de cada um no trânsito
Olhares e ouvidos bastante atentos para aprenderem algumas normas de trânsito. Foi assim que os alunos do 1º Ano da Emef Profª. Marilena Cipriano Pereira receberam a visita do 2° Sargento PM Tavares, da Polícia Militar Rodoviária, na última quinta-feira, 29.
O bate-papo entre as crianças de 6 e 7 anos e o policial rodoviário ocorreu de forma interativa e descontraída, a fim de que os pequenos pudessem compreender e refletir sobre a responsabilidade de cada um no trânsito, inclusive deles, enquanto pedestres, ciclistas e até mesmo passageiros.
O convite para a palestra do Sargento Tavares partiu da professora do 1º Ano, Emilícia Magaine Pestile Souza, que ao trabalhar o assunto em sala de aula durante a Semana Nacional do Trânsito, percebeu a curiosidade da turma sobre as regras de trânsito e a necessidade de aprofundar um pouco mais sobre o tema, levando em consideração a faixa etária de seus alunos.
“Durante esse bimestre, nosso livro didático também trouxe o conteúdo ‘A criança e sua rua’, quando os alunos fizeram uma pesquisa pelas ruas do bairro onde moram. Eles identificaram algumas sinalizações de trânsito e fizeram sugestões do que estava faltando, como por exemplo, placas de sinalização, faixas de pedestre, entre outras. Sendo assim, fizemos o convite para o policial rodoviário conversar com os alunos e sanar suas dúvidas”, comentou.
Durante o bate-papo, o Sargento Tavares conversou com os alunos sobre a responsabilidade deles no trânsito, pois mesmo sendo crianças, também precisam seguir algumas regras básicas. “Os alunos foram orientados sobre as normas de trânsito para os pedestres, ciclistas, a ordenação do trânsito próximo às escolas, como se portar enquanto passageiro de veículos, a obrigatoriedade do cinto de segurança, não distrair o motorista, entre outras regras que garantem a segurança no trânsito”, elencou a professora Emilícia.
A diretora da escola, Claudia Elisa Oberg Torrezan, ressalta o interesse dos alunos do 1º Ano pelo tema abordado dentro do cronograma de trabalho e os parabeniza pela iniciativa de se aprofundar no assunto. “Gostaria de agradecer à professora da turma por esse olhar sensível à curiosidade e interesses dos alunos; e também ao Sargento PM Tavares que se dispôs a conversar com nossas crianças de forma tão esclarecedora e afetuosa. Tenho certeza que nossos alunos adoraram a palestra e vão repassar o que aprenderam para seus pais e familiares”, concluiu a diretora.