Sexta-feira, 29 de Março de 2024
28 NOV 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Nova etapa do projeto Enxoval do Bem no Cras Eldorado
A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na última semana mais uma etapa do “Projeto Enxoval do Bem: Um Penapolense Feliz”. O projeto se baseia na concessão de um kit natalidade, como modalidade de benefício eventual, de acordo com a Lei Municipal nº 2520. A iniciativa ocorre desde o final do ano passado.
A entrega dos kits ocorreu nas dependências do Cras Eldorado (Centro de Referência da Assistência Social) e concluiu as atividades do grupo de gestantes da unidade. Além da equipe do serviço, dessa vez contou também com a presença da vice prefeita Mirela Fink, que é médica, e aproveitou para conversar com as gestantes a respeito do parto e dos cuidados com os recém-nascidos.
O programa beneficia todas as mães que se encontram em situações vulneráveis e estão cadastradas no Cras. Trata-se de um kit com banheira, fraldas, lenço umedecido, pomada anti assadura, roupinhas, sabonete líquido, cobertor, malinha e outros itens, que fazem com que as gestantes e os bebês sejam acolhidos com humanização
Durante todo o ano, as unidades de Cras – Jardim Eldorado e bairro Planalto – desenvolvem ações para o grupo de gestantes. As participantes são cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais e são acompanhadas durante a gestação.
Os grupos de gestantes existem para fortalecer os vínculos familiares desde o útero materno, já que os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento integral dos bebês.
A formação dos grupos, que funcionam tanto no Cras Eldorado como no Cras Planalto, visa preparar as futuras mamães para o nascimento de seus filhos. Elas participam de diversas atividades, como palestras com profissionais da saúde, confecção de artesanato, orientações sobre amamentação e cuidados com o bebê, tiram dúvidas sobre mudanças do corpo e aproveitam a convivência.