Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
13 FEV 2023
Professores do Atendimento Educacional Especializado fazem curso de formação
O curso de formação aconteceu na Sala Pedagógica com duração de 8 horas
A Secretaria Municipal de Educação promoveu no último sábado, 11, o curso “PEP-R – Perfil Psicoeducacional Revisado”, direcionado aos professores que atendem aos alunos no Serviço de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e também para os profissionais da equipe gestora da secretaria. Ao todo, 16 pessoas participaram da capacitação ministrada pela palestrante e professora em Educação Especial, Liliany Romanholo, com duração de 8 horas.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, explica que a formação é necessária para qualificar cada vez mais os profissionais da educação. “No caso dessa formação específica, participaram os professores que trabalham com os alunos no Atendimento Educacional Especializado. Eles foram orientados a como fazer a avaliação dos alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem”, comentou.
O PEP-R é uma ferramenta importante na identificação de padrões irregulares de aprendizagem em crianças com transtorno do desenvolvimento com idades entre seis meses e doze anos.
A coordenadora do AEE, Mariza Dias Teixeira, explica que o professor da sala regular detecta se o aluno tem alguma dificuldade de aprendizagem e encaminha para o professor do AEE. Este por sua vez, é responsável por fazer a avaliação do aluno para saber se ele precisa ou não do atendimento do AEE.
“Sendo assim, a formação foi voltada exclusivamente para orientar os professores sobre como fazer essa avaliação/teste. O teste oferece informações sobre o desenvolvimento nas áreas de imitação, percepção, coordenação motora, desempenho cognitivo e cognitivo verbal, além de identificar problemas nas áreas da linguagem, relacionamento e afeto, brincar, respostas sensoriais, entre outras”, acrescentou.
A palestrante Liliany Romanholo é Bacharel em Direito; Licenciatura em Pedagogia Plena; Graduada em Análise do Comportamento (ABA) pela UFSCar; Graduada em Psicologia; Pós-graduada em Saúde Mental; Habilitação em Deficiência Mental; Formação em PECs e TEACCH; Professora atuante na área de Educação Especial há 18 anos e Palestrante motivacional e ministrante dos cursos PEP-R e Material Adaptado.
A coordenadora Mariza Dias informou ainda que a Secretaria Municipal de Educação já trabalha para reativar o Serviço de AEE na Educação Infantil, com a presença de uma profissional que percorrerá as unidades em atendimento às crianças que tiverem alguma necessidade educacional especializada. Vale lembrar que as escolas de Ensino Fundamental já possuem profissionais que atuam junto ao AEE.