Sexta-feira, 29 de Março de 2024
05 MAR 2023
Poetas penapolenses lançam livro “Tal pai, Tal filha” dia 10
Os poemas de José Maria e sua filha Flávia Adriana retratam histórias vividas por eles na cidade de Penápolis
A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida toda comunidade para prestigiar a Noite de Autógrafos e Lançamento do livro de poesias “Tal pai, Tal filha”, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 10 de março, na Sala Cora Coralina, a partir das 19h30.
O livro traz uma coletânea de poemas do escritor penapolense José Maria do Valle e da sua filha, a professora Flávia Adriana do Valle.  São mais de 100 poemas que conversam entre si, tendo a cidade de Penápolis como cenário para as memórias, sonhos e sentimentos que surgem dessa carinhosa relação entre pai e filha e a querida terra natal.
Esse é o primeiro livro publicado de José Maria do Vale, que escreve poemas desde a infância e que em outubro de 2023 completará 80 anos de idade. “A ideia de publicar o livro com alguns de meus poemas partiu da minha filha Flávia, como forma de celebrar os meus 80 anos de vida e poesia”, comentou.
José Maria conta que a filha também passou a se interessar por poesias ainda criança porque o via escrevendo e declamando seus poemas. “A partir daí, ela também começou a escrever em versos e agora, depois de algumas décadas, conseguimos publicar nosso primeiro livro de poesias e fazer o lançamento na nossa querida cidade de Penápolis”, comemorou o poeta.

Vivências
Os poemas de José Maria e sua filha Flávia Adriana retratam cenas do cotidiano vividas por eles na cidade de Penápolis, onde é possível perceber a presença de diversos pontos históricos, como a Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, o antigo Cine São Joaquim, o córrego Maria Chica, entre outros lugares tão conhecidos pelos moradores locais.
“Em nossos poemas, há uma mistura entre acontecimentos reais, nossas vivências, alegrias, perdas, crescimento, e também algumas histórias que são frutos de nossa imaginação e projeção de sonhos”, acrescentou o poeta.
José Maria do Vale é bancário aposentado e ainda reside em Penápolis. Já sua filha Flávia Adriana do Valle, atualmente reside em Ourinhos e trabalha como professora de Ciência e Química.

Exemplares
O livro “Tal pai, Tal filha” foi publicado pela Pontes Editores (2023), de Campinas/SP. Durante a Noite de Autógrafos, haverá a venda de exemplares pelo valor de R$40. O poeta José Maria informa que a sua parte arrecadada com a venda dos livros será revertida em doação para o Hospital de Câncer de Jaú.
Para as pessoas interessadas em adquirir um exemplar do livro com autógrafo dos poetas, basta comparecer ao lançamento. A Sala Cora Coralina fica anexa à Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros” (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, nº 333 – Centro).