Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
06 MAR 2023
Vacinação Covid-19: Liberada vacina bivalente para idosos a partir de 60 anos
A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Penápolis informa que inicia hoje (06/03) um novo grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19, com o imunizante da Pfizer bivalente. Dessa forma, os idosos com idade a partir dos 60 anos, já podem procurar as Macros de Saúde para se vacinar.
A vacinação gratuita acontece nas Salas de Vacina das Macros I, II e III, das 8h às 16h, de segunda a sexta. É necessário levar documentos pessoais e a caderneta de vacinação.
A vacinação com a Pfizer bivalente continua liberada para pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos) e para pessoas com mais de 12 anos residentes em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais.
A Secretaria de Saúde ressalta que só serão vacinadas as pessoas destes grupos prioritários que já completaram o esquema vacinal, com no mínimo duas doses da vacina contra a Covid-19. Tanto para os idosos, quanto para os demais grupos, é necessário respeitar o prazo de quatro meses da última dose aplicada. Portanto, quem ainda não completou o esquema vacinal com as primeiras doses, deve procurar uma Macro de Saúde e se imunizar.
Vale lembrar que a nova vacina da Pfizer bivalente oferece cobertura contra a variante ômicron, além da proteção contra a cepa original do coronavírus. A vacinação com a Pfizer bivalente é feita de forma escalonada para grupos prioritários, conforme especificação do Ministério da Saúde.

Demais grupos
Crianças de 3 a 11 anos que iniciaram o esquema de vacinação com a Coronavac podem tomar uma dose de reforço para se proteger contra as complicações da Covid-19. Neste caso, é aplicada a vacina monovalente. Também é necessário respeitar o prazo de quatro meses da aplicação da última dose.
A Secretaria de Saúde reforça que vacinação contra a Covid-19 continua disponível para todos os grupos elegíveis. Quem está com o esquema de vacinação atrasado pode procurar uma das salas de vacinação para se imunizar.
A primeira dose da vacinação contra a covid-19 está liberada para crianças, adolescentes e adultos, a partir dos seis meses de idade. A terceira dose está liberada para crianças com idade superior a três anos. A quarta dose poderá ser aplicada em todas as pessoas com mais de 18 anos, com o intervalo de quatro meses da dose anterior.

Locais de vacinação
Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546, Jardim Eldorado);
Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99, Centro);
Macro III (avenida Carlos Casela 822, Santa Terezinha).