05 ABR 2023
Inscrições abertas para Oficina de Elaboração de Projetos para o Proac
A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que estão abertas as inscrições para os artistas e produtores interessados em participar da Oficina gratuita “Elaboração de Projetos Culturais para o Proac”. A atividade presencial acontecerá no sábado, dia 15 de abril, das 9h às 18h, na Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333).
As inscrições devem ser feitas até o dia 12 abril (próxima quarta-feira), no link https://forms.gle/7o7DvHWT33VcQW5h7 ou pelo QR Code da arte gráfica. São disponibilizadas 25 vagas para pessoas maiores de 16 anos.
A Oficina de elaboração de projetos será ministrada pela artista e produtora cultural, Dnize Castro. A atividade é voltada especificamente para arte-educadores, artistas, produtores, artesãos e demais profissionais das artes ou iniciantes; das áreas do teatro, música, dança, literatura, fotografia, audiovisual, economia criativa, entre outras.
A oficina tem o objetivo de contribuir com esses profissionais, por meio de ideias de projetos, orientação de estruturas e suas argumentações, para atender as exigências do ProAC e se enquadrar num perfil ideal de análise, com chances de aprovação.
Segundo comentou o secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, a cadeia produtiva cultural disponibiliza muitos recursos para quem é da área. “Por isso estamos investindo em formação para nossos artistas criarem seus projetos e conquistarem os recursos através de oficinas como esta. É uma excelente oportunidade para aprender sobre como captar recursos”, ressaltou Casella.

Parcerias
A Oficina de Elaboração de Projetos Culturais para o Proac será realizada no município por meio de parceria entre a Prefeitura de Penápolis com a Poiesis Gestão Cultural, Oficinas Culturais e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O ProAC - Programa de Ação Cultural foi instituído em 2006 pelo governo do Estado de São Paulo e  consiste em  um importante mecanismo estadual de incentivo fiscal para projetos culturais. Somente no ano passado, foram investidos pelo Estado de São Paulo mais de R$200 milhões em 9.340 projetos de artistas e produtores culturais.

Currículo
A palestrante Dnize Castro é formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP - Curitiba/PR), formada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com registro de produtora pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão de Curitiba-PR e curso de extensão em Administração Pública da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pelo Senac São Carlos-SP fez os cursos de “Produção de Eventos Artísticos e Culturais” e “Captadora de Recursos”. Já elaborou e produziu vários projetos pelas Leis: Rouanet do Ministério da Cultura, ProAC ICMS e Editais.