Sexta-feira, 29 de Março de 2024
14 ABR 2023
TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Programa Penápolis Moderna instala gradis para segurança no trânsito
Sistema de grades foi implantado em cinco cruzamentos do centro da cidade
Vários cruzamentos de ruas centrais da cidade receberam nesta última semana a instalação de gradis de metal que servem para direcionar a passagem de pedestres nas calçadas, especialmente nos pontos onde há travessias. A intenção é proporcionar mais segurança ao canalizar o fluxo de pessoas para as faixas de pedestre.
O prefeito de Penápolis, Caique Rossi, explicou que a ação faz parte do Programa “Penápolis Moderna”, e como o próprio nome diz, busca levar eficiência e modernidade para o centro da cidade, melhorando a segurança no trânsito, evitando acidentes, e colaborando com os comerciantes.
Caique lembrou ainda que a medida recebeu apoio de instituições como o Sincomércio e a Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis), que por meio de seus representantes acompanharam no início da semana a instalação dos gradis junto ao prefeito e ao secretário municipal de Trânsito, Daniel Rodrigueiro.
Para disciplinar a travessia dos pedestres juntos à rampa de acessibilidade e à faixa de pedestres, o sistema de grades de proteção foi implantado em cinco cruzamentos, sendo os seguintes: rua Mário Sabino com avenida Luiz Osório, rua São Francisco com avenida Luiz Osório, rua ramalho Franco com avenida Luiz Osório, rua Ramalho Franco com avenida Bento da Cruz, e rua São Francisco com avenida Bento da Cruz.
A implantação do sistema de gradis é efetuada por meio de convênio do município com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), via Programa Respeito à Vida. A mão de obra é por meio de empresa terceirizada pelo Estado, através de processo licitatório.
As faixas de pedestre, nos referidos cruzamentos, receberão nova pintura por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana.