Quinta-feira, 28 de Março de 2024
16 MAI 2023
Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população a partir de 6 meses
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi ampliada para toda a população a partir de 6 meses de idade. É só comparecer em uma das salas de vacina da Macro I (Eldorado), Macro II (Postão – Centro) e Macro III (Santa Terezinha) de segunda a sexta, das 8h às 16h. A vacinação é gratuita, é só apresentar a carteirinha de vacinação.
O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo do Nascimento Filho, explicou que a vacina é fundamental para reduzir as complicações das síndromes respiratórias. “Com a vacina, evita-se complicações e as internações por infecções respiratórias são reduzidas. É importante ressaltar que a vacina é totalmente segura para todos os públicos”, destacou o secretário.
Apesar da importância da vacinação de pessoas de todas as idades, a Secretaria de Saúde alerta que alguns grupos possuem maior risco de desenvolver complicações da doença. “A vacina contra a gripe é ainda mais importante para o público prioritário, como idosos, gestantes, puérperas, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou doenças crônicas”, enfatizou o médico.
Vale destacar que a vacina contra a Gripe utilizada nesta campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B), portanto garante maior proteção às pessoas.
A vacinação conta a gripe é extremamente importante para minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicação decorrentes da doença; além disso, a vacina reduz os sintomas e diminui a sobrecarga nos serviços de saúde.

Vacinação Covid
A Secretaria de Saúde também informa que segue liberada a aplicação da dose bivalente contra a Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos. a medida vale para quem já recebeu pelo menos duas doses de vacina há pelo menos quatro meses da última dose.
A vacinação, que é gratuita, acontece nas salas de vacina das Macros de Saúde I, II e III, das 8h às 16h, de segunda a sexta. É necessário levar documentos pessoais e a carteira de vacinação. A vacina bivalente oferece cobertura contra a variante ômicron, além da proteção contra a cepa original do coronavírus.

Secom - PMP