Quinta-feira, 28 de Março de 2024
22 MAI 2023
Festival Paralímpico 2023 agita a garotada no “Carlitão”
Evento reuniu centenas de pessoas entre alunos participantes, professores, voluntários e público em geral
A Prefeitura de Penápolis realizou no último sábado, 20, a primeira etapa do Festival Paralímpico 2023, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes “Luiz Carlos Peters”, o “Carlitão”, reunindo centenas de pessoas entre alunos participantes, professores, voluntários e público em geral que acompanhou os jogos.
O prefeito Caique Rossi esteve presente na cerimônia de abertura e destacou a importância desse evento que acontece ao mesmo tempo em todo o país e é o único da América Latina. “Esse é o terceiro ano consecutivo que o município de Penápolis é selecionado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para ser sediar regionalmente o evento. Isso se deve ao compromisso e à competência de nossa equipe. Espero que todos os alunos se divirtam e aproveitem os jogos”, disse o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, também esteve presente no evento, entre outras autoridades municipais.

Modalidades
“Esse é o grande objetivo do Festival: proporcionar aos alunos a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas. Além disso, o evento também promove a inclusão e aproxima a criança com deficiência do esporte paralímpico”, analisou a secretária de Educação, Neira Pinheiro.
Ela conta que na modalidade do Goalball, por exemplo, todos os alunos tiveram os olhos vendados e puderam vivenciar a experiência de um atleta paralímpico, utilizando a bola com guizo.

Parcerias
O Festival Paralímpico é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com o patrocínio das Loterias Caixa e parceria da Prefeitura de Penápolis por meio da Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude; Diretoria de Ensino; APAE, Funepe e municípios de Alto Alegre e Avanhandava.
Nesta edição, o evento contou ainda com apoio do Núcleo Multidisciplinar “Superação”, que fez um trabalho de envolvimento com os alunos atendidos, para a participação no Festival.
A segunda edição do Festival Paralímpico 2023 acontecerá no próximo semestre, no dia 23 de setembro.

20/05/2023
Festival Paralímpico 2023 - 1ª Etapa
A Prefeitura de Penápolis realizou no dias 20 de maio, a primeira etapa do Festival Paralímpico 2023, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes “Luiz Carlos Peters”, o “Carlitão”, reunindo centenas de pessoas entre alunos participantes, professores, voluntários e público em geral que acompanhou os jogos.
Ao todo, foram inscritos cerca de 170 crianças e adolescentes de 08 a 17 anos, com deficiência e sem deficiência. São alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. Neste ano, o Festival Paralímpico contou com quatro modalidades esportivas: Bocha, Goalball, Vôlei Sentado e Atletismo. Vale destacar que todos os alunos inscritos (com e sem deficiência), participaram das quatro modalidades.