Quinta-feira, 28 de Março de 2024
06 JUN 2023
Vacinação contra Meningite C para professores e alunos de 15 a 19 anos
Seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o município de Penápolis está efetuando a aplicação de doses da vacina contra a Meningite C em professores, agentes de organização de ensino que estejam em contato direto com os alunos em sala de aula, e também adolescentes de 15 a 19 anos. Essa campanha ocorre nos meses de junho e julho deste ano.
As pessoas pertencentes a este grupo devem buscar a Macro de Saúde de sua referência, no horário das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira, levando o cartão de vacinação e documento de identidade.
Segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde, entre 1 de janeiro e 22 de maio de 2023, foi registrado um aumento de 24,5% no número de pacientes com esse tipo de infecção em relação ao mesmo período 2022, passando de 1.363 casos para 1.698 em todo o estado.
Em todo o estado foram registradas, de janeiro a março de 2023, a aplicação de mais de 106 mil doses da vacina para crianças com menos de 1 ano de idade. A cobertura vacinal neste público está em 81,3%.
A meningite C é uma infecção bacteriana que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinhal e é mais comum nos meses frios do inverno.
Os sintomas em casos leves são semelhantes aos da gripe, com dores de cabeça e febre presentes, mas também apresentando rigidez na região da nuca. Casos mais graves podem apresentar também mal-estar, vômitos, dificuldade para encostar o queixo no peito e dor forte no pescoço.
Manchas avermelhadas pelo corpo são sinais de que a infecção está se espalhando rapidamente e que o paciente deve buscar imediatamente assistência médica. Todos os casos de meningite bacteriana exigem tratamento hospitalar, mesmo os que apresentam sintomas leves.