As obras de construção da Casa da Juventude em Penápolis estão entrando na reta final. Na última semana o prefeito Caique Rossi esteve no local para conferir o andamento da construção e acompanhar a vistoria da equipe técnica de engenharia. O espaço é construído junto ao CEU das Artes, na vila Aparecida.
Na oportunidade, se reuniram o prefeito, o engenheiro da Prefeitura, Antonio Augusto Servigne Mazzo e representantes da empresa Maic Engenharia Eireli EPP, vencedora do processo licitatório realizado pela Prefeitura. O investimento total é de R$787.582,03, com recursos de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, com contrapartida da Prefeitura.
O prefeito Caique Rossi explicou que o projeto prevê que a Casa da Juventude seja um espaço multiuso voltado ao público jovem. “Será uma estrutura que poderá ser utilizada para diversas finalidades. Seja para cursos profissionalizantes e de formação profissional, ou para atividades culturais como aulas de música, teatro, entre outras ações”, afirmou o prefeito.
O projeto técnico da Casa da Juventude foi elaborado pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A edificação é composta por um salão com área útil de 154,05 metros quadrados, onde se encontram estações de trabalho, uma área de convívio com bebedouro e café, recepção.
O espaço ainda tem dois anexos laterais com área útil de 28,34 metros quadrados cada, onde se localizam banheiros, cozinha, salas de reuniões e apoio. Além disso, a edificação possui duas áreas externas cobertas com área útil de 36,5 e 37,5 metros quadrados.
No momento, a empresa trabalha na pintura do espaço e na instalação do piso em granilite polido. Também serão instaladas as esquadrias metálicas e os fechamentos em vidro.
Segundo o projeto técnico, a edificação foi pensada de forma a oferecer um ambiente de trabalho moderno, livre, despojado, aberto e confortável, razão pela qual se adotou alvenarias e estrutura metálica aparentes, com pé direito alto e grandes áreas de iluminação e ventilação naturais, ainda com a possibilidade e instalação de ar condicionado e sistema de energia fotovoltaica, a critério de cada situação
A Casa da Juventude será implantada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O Estado será responsável pelo financiamento no valor de R$740 mil para a construção do prédio com área total construída de 240 metros quadrados, em estrutura metálica e alvenaria. A Prefeitura disponibilizou o terreno para a construção e ficará responsável pela aquisição de móveis e demais equipamentos.
Em Penápolis, a Casa da Juventude está sendo construída em área junto ao complexo do CEU das Artes, na Vila Aparecida, que também abriga a sede do Centro de Referência da Assistência Social – Cras Planalto “Yone Lacava Pereira”.
Secom – PMP