Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
24 JUL 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Programa Viver: Gestores municipais participam de capacitação em Brasília
Secretário Pedro Sanchez e chefe de serviço Nércia Ribeiro em formação em Brasília, com o coordenador-geral de Política de Envelhecimento, Kenio Costa Lima
O município de Penápolis esteve representado em evento que aconteceu na semana passada em Brasília, a fim de capacitar os gestores municipais de 70 cidades que aderiram ao Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável. De Penápolis, participaram da formação o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez e a chefe de serviço da Proteção Social Básica, Nércia Alves Ribeiro.
Segundo informou o secretário Pedro Sanches, o município de Penápolis pleiteou e conseguiu a sua adesão ao Programa Viver, do governo federal. Com isso, receberá um kit com 1 televisão, 1 impressora multifuncional e 8 computadores completos para realizar atividades com a população idosa.
“Os equipamentos já estão chegando ao município e no último dia 20, tivemos a formação em Brasília, com orientações para a execução do programa. O evento contou com a presença do coordenador-geral de Política de Envelhecimento Ativo e Saudável e Desenho Universal, Kenio Costa Lima”, disse.

Programa Viver
O Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável foi instituído pelo Decreto nº10.133, de 26 de novembro de 2019 e tem como seu público alvo a pessoa idosa. Ele visa proporcionar a inclusão digital e social da pessoa idosa, bem como contribuir para a promoção do direito ao envelhecimento ativo e saudável que deve ser desenvolvido em ações por meio da tecnologia, saúde, mobilidade física e educação.
De acordo com o secretário Pedro Sanchez, os equipamentos serão distribuídos entre as duas unidades de CRAS (Centro de Referência da Assistência Social – Planalto e Eldorado) e ficarão à disposição da população idosa, com um profissional para orientar sua utilização. “Além de aprender sobre as novas tecnologias, mídias digitais, os idosos também serão orientados contra golpes. Em Penápolis, esse programa será executado pela Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde, Educação e Esportes”, acrescentou.

Mais pleitos
Além da capacitação realizada no dia 20, o secretário Pedro Sanchez e a chefe de serviço Nércia Ribeiro, estiveram em audiências no dia 19, em três órgãos federais, a fim de pleitear mais recursos e equipamentos para a assistência social de Penápolis. Eles estiveram em reunião no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e também no Conselho Nacional da Pessoa Idosa.
Em reunião no Conselho Nacional, o município pleiteou equipamentos e materiais para o Conselho Municipal do Idoso de Penápolis. Foi solicitado um kit de equipagem contendo 1 veículo, 1 computador completo, 1 impressora e 1 bebedouro. “Ainda não recebemos a confirmação, mas acredito que temos grandes chances de conquistar esses recursos materiais para melhor funcionamento do nosso Conselho do Idoso”, concluiu o secretário.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024