Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
02 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Campanha Agosto Lilás destaca combate à violência contra a mulher
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis organizou uma programação de atividades especiais voltadas à sensibilização da comunidade em torno do “Agosto Lilás”. A iniciativa atende ao que preconiza a Lei Federal 14.448/22, que instituiu o mês de agosto como sendo o mês dedicado à intensificação das campanhas de proteção às mulheres, pelo fim da violência contra elas.
Durante todo o mês, segundo a lei determina, tanto a União quanto os Estados e os Municípios devem promover ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.
Segundo explicou o secretário de Desenvolvimento Social de Penápolis, Pedro Sanches, é preciso que as mulheres conheçam todas as formas de violência e como devem agir diante disso.
“Desta forma terão como identificar quando estiverem sendo vítimas destes comportamentos, e tomarem as providências denunciando o agente”, comentou.
Ele lembrou que não existe apenas a violência física, que ameaça a saúde e a integridade corporal da mulher, mas também a violência psicológica (condutas que causam danos emocionais), a violência moral (comentários ofensivos, humilhação pública, etc), violência patrimonial (retirar ou destruir bens da mulher, sendo objetos, dinheiro, etc) e a violência sexual (atos sexuais sem o consentimento ou o constrangimento neste contexto).
O secretário revelou que em Penápolis o órgão que faz o acompanhamento das vítimas deste tipo de crime é o Creas “Valdemar Ferreira” (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), ligado à pasta do Desenvolvimento Social.
“Os crimes devem ser denunciados à Polícia. É possível utilizar o Disque 180, número de telefone pelo qual a mulher poderá ter suporte adequado nestes casos”, acrescentou Pedro.

Programação
Confira a seguir quais eventos estão programados para tratar do tema no decorrer do mês de agosto:

• 16/08, às 14h – Roda de conversa sobre a Campanha Agosto Lilás com as famílias dos Grupos de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) do Cras Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim (bairro Eldorado)
  • 19/08, das 09h às 11h – Panfletagem durante o evento de encerramento da Semana do Bebê 2023, no pátio do Santuário São Francisco de Assis

• 19/08, das 10h às 11h – Panfletagem no semáforo da avenida Luís Osório com a rua Dr. Ramalho Franco

• 22/08, 14h – Roda de conversa sobre a Campanha Agosto Lilás com as famílias dos Grupos de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) do Cras Yone Lacava Pereira (bairro Planalto)

• 22/08, às 19h – Seminário Científico sobre a campanha Agosto Lilás, com os profissionais da rede de serviços do município, no Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe

• 25/08, às 14h30 – Apresentação da peça teatral “Hoje eu recebi flores”, para as famílias acompanhadas pelos equipamentos da rede socioassistencial do município, no Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024