Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
29 JAN 2024
Alunos de Medicina iniciam internato no PS e unidades básicas
No último dia 23 a Prefeitura de Penápolis deu as boas vindas aos alunos do curso de Medicina da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis). Ao todo 17 estudantes iniciaram uma nova etapa do internato nas unidades básicas de saúde da cidade e também no Pronto Socorro Municipal. Eles foram recebidos na sala do Centro de Educação Permanente “Waldir Ruffato Pereira”, na Santa Casa de Misericórdia, para um evento de integração e acolhida.
Segundo informou a vice-prefeita de Penápolis, a médica Mirela Fink, foi estabelecido um Termo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa de Penápolis e a Funepe, para a prática do internato destes alunos na rede municipal e no Pronto Socorro. O sistema de atuação será em rodízio, alternando entre o Pronto Socorro e as unidades básicas (macros) nos diversos bairros da cidade.
Ela explicou que durante o curso de Medicina existem duas fases, conforme regimento interno da faculdade, sendo que nos primeiros quatro anos os alunos frequentam aulas convencionais e práticas, de forma mista. Já nos dois últimos anos eles iniciam internato permanecendo em tempo integral nos hospitais e o último semestre ocorre em ambiente de Urgência e Emergência e rede básica.
“Estamos recebendo exatamente os alunos que já partem para a reta final do internato, na fase de experienciar de forma prática o atendimento de urgência e emergência e ambulatório de rede básica”, afirmou.
“A primeira fase do internato dessa primeira turma de Medicina (T1) foi iniciado na cidade de Jaú e o ultimo semestre será finalizado na Santa Casa de Penápolis. Estamos concluindo o compromisso que nosso governo fez com a população penapolense em trazer o internato para Santa Casa. Para nós é uma grande satisfação a presença deles em nossas unidades”, comemorou ela.

União
Tanto a vice-prefeita, que por ser médica atua diretamente para a gestão da Saúde local, como o secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Washington Nascimento, e o prefeito Caique Rossi, recepcionaram os futuros médicos com bastante entusiasmo e agradeceram à direção da Funepe pela parceria.
O prefeito Caique Rossi falou aos presentes, na última terça-feira, destacando a dedicação da vice-prefeita e do secretário de Saúde na formalização do Termo de Cooperação com a Funepe, pois era algo que almejava desde o início do mandato.
“Agradeço ao empenho da Dra. Mirela e do Dr. Luiz Washington, que se dedicam em tempo integral a fazer a gestão da saúde local. Esta é mais uma conquista importante para a melhoria da qualidade no atendimento”, disse.
“Minha gratidão também à direção da Funepe pela sensibilidade em proporcionar aos estudantes de Medicina a oportunidade de atuarem na sua comunidade. Estamos muito satisfeitos com essa união de esforços, que tende a se ampliar cada vez mais”, concluiu Caique Rossi.

Legenda: Momento de integração entre a equipe municipal e os estudantes de Medicina, na semana passada
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024