Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
30 JAN 2024
Inscrições para concurso de poesias vão até 15 de fevereiro
Pessoas interessadas em participar do concurso de poesias “Versos e rimas de nossa cidade”, idealizado pela Academia Penapolense de Letras, em parceria com o Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, devem se inscrever até 15 de fevereiro. A iniciativa tem objetivo celebrar a memória da cidade através da expressão poética dos seus moradores.
O concurso de poesias é aberto a todas as pessoas residentes de Penápolis, sem limite de idade, e as poesias selecionadas farão parte do acervo permanente do Museu Histórico de Penápolis e serão exibidas em uma exposição especial.
O formato das poesias será de livre escolha dos participantes. As poesias não têm restrições quanto à forma, permitindo a experimentação com estruturas não convencionais. A métrica, rima e estilos são deixados ao critério do participante.
É importante que os concorrentes fiquem atentos ao tema das poesias, que deve ser exclusivamente relacionado à cidade de Penápolis, explorando seus aspectos históricos, culturais, biográficos, paisagísticos, sociais ou emocionais.
Valem apenas poesias inéditas, de autoria própria do participante. Cada participante poderá se inscrever com até duas poesias.

On-line
Para participar do concurso é preciso fazer a inscrição por meio de formulário on-line disponível no link: https://forms.gle/CUt9Un44DHcmKHUy6. No caso de participantes menores de idade, os responsáveis deverão auxiliar no preenchimento do formulário.
Após o preenchimento do formulário, as poesias devem ser digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, e entregues em formato de PDF até o dia 20 de fevereiro, no e-mail: [email protected] .
O concurso está dividido em três categorias de participação, de acordo com a faixa etária dos concorrentes: Infantil (até 10 anos); Infanto-juvenil (de 11 a 15 anos) e mais de 16 anos.
As poesias serão avaliadas por um júri composto por membros da Academia Penapolense de Letras. Os critérios de avaliação incluem originalidade, criatividade, relevância ao tema proposto e qualidade poética.

Sarau
A Academia premiará os três primeiros colocados em Sarau a ser realizado no dia 27 de fevereiro. Todos os participantes receberão certificados. Os prêmios incluem reconhecimento público, possíveis publicações das poesias com menção ao concurso e outras formas de premiação com apoio de patrocinadores. Além disso, haverá a seleção de poesias para compor a expografia do Museu Histórico e Pedagógico de Penápolis.