27 FEV 2024
Mais um animal é recolhido pela Prefeitura próximo à Arnaldo Covolan
 A égua estava nas proximidades do entroncamento da avenida Marginal Maria Chica com a Rodovia Arnaldo Covolan
Nesta segunda-feira, dia 26, a equipe do Serviço de Fiscalização de Obras e Posturas da Prefeitura de Penápolis realizou a apreensão de uma égua que estava na via pública, nas proximidades do entroncamento da avenida Marginal Maria Chica com a Rodovia Arnaldo Covolan.
Trata-se de uma égua de pelagem curta, cor tordilha, crina e rabo brancos, troncha na orelha esquerda, com aproximadamente 10 anos.
O animal encontra-se apreendido no depósito da Prefeitura, aguardando reclamação do proprietário até o final da semana. Se o mesmo não procurar a Fiscalização de Obras e Posturas serão aplicadas as penalidades cabíveis de acordo com a Lei Municipal 2000/1989, artigos 48 e 49, e a Prefeitura poderá dar a destinação que julgar necessária ao animal, como por exemplo, a doação.
A Prefeitura informa que o objetivo da operação é promover a segurança no trânsito e garantir a integridade e o bem estar dos animais. Após a apreensão, todos eles são encaminhados a um local adequado onde recebem alimentação e passam por avaliação com médico veterinário.
O recolhimento é uma ação preventiva, para educar e divulgar as responsabilidades dos proprietários nos cuidados com os animais. Estes devem estar conscientes de que não é permitido deixá-los soltos em áreas e vias públicas. A permanência em locais proibidos é um risco aos moradores, motoristas, motociclistas e para os próprios animais.
Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 156 (ligação gratuita) ou pessoalmente no Paço Municipal.  Também é possível registrar a solicitação pelo e-mail ([email protected]) e no site da Prefeitura (www.penapolis.sp.gov.br).
Todas as apreensões de animais são publicadas no Diário Oficial do Município (consultas podem ser feitas no site oficial www.penapolis.sp.gov.br) por três dias, descrevendo as características dos animais.