Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
03 ABR 2024
Profissionais do Transporte Escolar recebem orientações sobre o autismo
A formação dos motoristas e monitores foi ministrada pela equipe do Atendimento Educacional Especializado
A Secretaria Municipal de Educação promoveu na semana passada, um encontro de formação para os motoristas e monitores que trabalham no Transporte Escolar, sobre o comportamento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O encontro chamado “Intervenções dos alunos com TEA no Transporte Escolar – Dicas e Práticas” aconteceu na Sala Pedagógica do Paço Municipal, e contou com a presença de mais de 30 profissionais do setor.
A formação foi conduzida pela equipe do AEE – Atendimento Educacional Especializado, da Secretaria de Educação; sendo que os psicólogos do Núcleo “Superação”, Paula Arantes e Yuri Colevatti, abordaram sobre o conceito do autismo; já as professoras mediadoras, Nilza da Silva e Leonila de Aguiar Torrezan, falaram sobre o manejo de comportamento dos alunos autistas dentro do Transporte Escolar.
De acordo com a coordenadora do AEE, Mariza Dias Teixeira, a formação se faz necessária porque tanto os motoristas, quanto os monitores do Transporte Escolar, atuam junto aos alunos autistas e, portanto, eles também precisam saber como lidar com as crianças.
“Além de explicar sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista e alguns comportamentos de crianças autistas, a formação também orientou os profissionais sobre possíveis situações que podem acontecer com os alunos autistas durante o trajeto no Transporte Escolar, e principalmente, como os motoristas e monitores devem proceder para acolher e lidar com esses alunos”, explicou Mariza Dias.