Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
04 ABR 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Sedes lança Campanha de Conscientização sobre o Autismo
Ação de panfletagem junto à população ocorreu em frente ao Paço Municipal
Em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado dia 02 de abril, a Sedes – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou na última terça-feira, uma ação de panfletagem junto à população penapolenses e também o lançamento da Campanha de Conscientização sobre o Autismo: “Valorização das capacidades e respeito às diferenças”.
Segundo explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, a panfletagem foi realizada no dia 02, em frente ao Paço Municipal e nas imediações da sede da secretaria (órgão gestor), no centro da cidade e também nas unidades socioassistenciais, localizadas em regiões mais afastadas.
“Nosso objetivo é orientar melhor a comunidade sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para que enquanto sociedade, possamos acabar com a discriminação e o preconceito com as pessoas autistas”, disse.
De acordo com ele, a ação de panfletagem também marcou o lançamento da Campanha de Conscientização sobre o Autismo: “Valorização das capacidades e respeito às diferenças”, que será realizada pela Sedes durante todo o mês de abril.
“No decorrer deste mês, todas as nossas unidades socioassistenciais e instituições parceiras vão trabalhar o tema com os usuários, portanto, as ações de conscientização sobre o autismo acontecerão dentro da programação normal de atividades, contemplando os grupos de famílias atendidos, Programa Criança Feliz, Projeto Prefeitura com Você, entre outras ações”, explicou.

Sem discriminação
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento.