Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
08 ABR 2024
Diversidade: Educação lança novo Programa “Juntos Somos Nós”
O lançamento do programa foi marcado com apresentações artísticas no hall do Paço Municipal
A Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 03 de abril, o lançamento do programa “Juntos Somos Nós”, que visa proporcionar o desenvolvimento integral dos alunos e transformar as escolas em ambientes mais acolhedores e inclusivos, que valorizam a diversidade e promovam o respeito mútuo.
E para marcar o lançamento desse programa, os alunos das escolas municipais fizeram algumas apresentações artísticas no hall de entrada do Paço Municipal, contagiando os servidores municipais e também o público em geral que passava pela prefeitura.
O prefeito Caique Rossi prestigiou o lançamento do programa “Juntos Somos Nós” e falou sobre a importância do respeito ao próximo e também saber reconhecer os nossos valores, pois cada pessoa é um ser único e valioso. O prefeito ainda falou sobre os inúmeros investimentos na área da Educação, principalmente com o Projeto “Escola Linda”, que tem proporcionado tantas melhorias nas escolas municipais e contribuído para a qualidade do ensino oferecido.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, explicou que o projeto “Juntos Somos Nós” será realizado em todas as escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. “É importante que as crianças saibam desde cedo a conviver com as diferenças, pois todos somos diferentes e importantes”, disse. De acordo com a secretária,o programa pretende colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva, resiliente e próspera.

Apresentações
A primeira apresentação artística foi a “Dança do Patinho”, com os alunos da Emei Integral “Vila Fátima”, sob a coordenação da professora Araci Campos.  Além de contagiar a garotada com uma música alegre e dançante, a apresentação teve como objetivo simbolizar e respeitar as diferentes cores e raças existentes no planeta.
Na sequência, teve a apresentação da musical “Ninguém é igual a ninguém”, com os alunos da Emei Integral “Pingo D’Água”, das professoras Jaqueline Diório e Adriana Yara. A apresentação abordou de forma lúdica a temática da diversidade racial, cultural e social com os alunos da mais tenra idade.
A última apresentação musical foi “Todos juntos somos fortes”, com os alunos do 4º e 5º Anos da Emef Casa da Amizade, sob a coordenação da professora de Dança e Teatro, Janaína Violim. A apresentação emocionou o público com uma história de superação, autoaceitação, força e harmonia entre o todo. Também trouxe o poder da união das crianças por um bem maior, derrubando barreiras e preconceito em suas diversas vertentes, mostrando que a união faz a força.

Somos Nós
O Programa “Juntos Somos Nós” será composto por um conjunto de ações implementadas pela Secretaria de Educação e pelas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, por meio de projetos institucionais construídos e desenvolvidos considerando a realidade e as necessidades das comunidades escolares.
Os projetos abordarão temáticas relacionadas ao Desenvolvimento das Competências Socioemocionais, ao Respeito às Diferenças, à Valorização da Diversidade e à Promoção da Cultura da Paz.
“Através do Programa almejamos que nossas crianças se olhem e olhem para o outro com respeito às suas características, que apreciem as múltiplas formas de ser, pensar e viver de cada um, que convivam harmonicamente, compreendendo que todos juntos, sendo como somos nos tornamos Nós!”, concluiu a secretária Neira Pinheiro.