Segunda-feira, 06 de Maio de 2024
26 ABR 2024
Pontos MIS: Filme sobre o Golpe de 64 será exibido hoje na Sala Cora Coralina
A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida toda comunidade para prestigiar a sessão gratuita do filme “O dia que durou 21 anos”, que será exibido nesta sexta-feira (26), à 19h30, na Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomos de Oliveira, 333 – centro).
A sessão de cinema contará com a presença de um grupo de alunos do Colégio Futuro (previamente agendado), porém também é aberta ao público interessado. A atividade integra a programação de abril do Projeto Pontos MIS – Museu da Imagem e Som, realizado em parceria com a Prefeitura de Penápolis.
No filme, documentos secretos e gravações originais da época mostram a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. O documentário destaca a participação da CIA e da Casa Branca na ação militar que deu início à ditadura.
O filme brasileiro tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. Em troca de sua libertação, 15 presos políticos são soltos e posteriormente banidos do país. Duração: 1h17 minutos. Classificação indicativa 12 anos.

Triunfo
E por fim, no sábado, dia 27 de abril haverá a exibição gratuita do filme/documentário nacional “Triunfo”, às 19h30, no Anfiteatro do CEUs das Artes (rua Manoel Foz, 515 – Vila Aparecida). Classificação 14 anos. Todos estão convidados.
O programa Pontos MIS oferece a formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, tudo de forma gratuita à comunidade, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024