Terça-feira, 22 de Outubro de 2024
12 JUN 2024
Secretaria de Saúde protocola projeto para UTI Nível 3
Em uma iniciativa destinada a aprimorar os cuidados de saúde intensivos, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a elaboração de um projeto detalhado para elevar a Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis para UTI Nível 3. O projeto desenvolvido por uma equipe técnica multissetorial foi oficialmente protocolado junto à Diretoria Regional de Saúde (DRS) na semana passada, e entregue em mãos pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington, ao Diretor Regional de Saúde, Dr. Francisco Balsalobre.
O secretário de Saúde, Dr. Luiz Washington, explica que a UTI Nível 3 é reconhecida como o nível mais avançado de cuidado intensivo e por isso é destinada ao atendimento de pacientes em estado crítico e de altíssima complexidade. “Se conseguirmos elevarmos a UTI da Santa Casa para Nível 3, teremos recursos tecnológicos de ponta e uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, além de prover novos recursos financeiros que permitam avanços na UTI da cidade de Penápolis”, completou o secretário.

Vantagens
A implementação da UTI Nível 3 visa melhorar significativamente a qualidade do atendimento prestado aos pacientes críticos, aumentando a segurança e a eficácia dos tratamentos. Estudos indicam que unidades com maior complexidade e equipes altamente qualificadas podem reduzir significativamente as taxas de mortalidade.
Além disso, a nova UTI Nível 3 deverá prover um fluxo mais eficiente de pacientes, otimizando os recursos do sistema de saúde. Com o novo aporte financeiro será possível ainda novos investimentos técnicos na UTI .
Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde acredita que com a habilitação, poderá elevar as complexidades e suportar melhor o fluxo de atendimento na Santa Casa de Penápolis.
Vale ressaltar que recentemente o município de Penápolis conseguiu de forma inédita, habilitar sua UTI para Nível 2 junto ao Estado.

Padrão de Qualidade
Segundo ressaltou o secretário municipal de Saúde, o projeto foi elaborado conforme as normas e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais de Saúde, seguindo rigorosos padrões de qualidade e segurança.
“Após o protocolo na DRS, o projeto passará por um processo de análise e aprovação que incluirá a verificação da conformidade com as regulamentações vigentes”, informou Dr. Luiz Washington.
Sendo assim, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis aguarda a aprovação do projeto pela Diretoria Regional de Saúde, que de acordo com o diretor técnico da DRS, Dr. Francisco Balsalobre, possui grandes chances de aprovação, levando-se em conta a qualidade do trabalho técnico apresentado e o interesse do Estado em fortalecer a saúde de Penápolis e região.
“A comunidade local e os profissionais de saúde aguardam com entusiasmo a concretização deste projeto que representará mais um marco importante na melhoria dos serviços de saúde intensiva na região”, finalizou o secretário de Saúde, Dr. Luiz Washington.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024