Terça-feira, 22 de Outubro de 2024
12 JUN 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
FINANÇAS
Penápolis recebe prêmio “Prefeito Amigo da Criança”
A premiação reconhece ações da saúde, assistência social, educação, cultura, esporte, lazer voltadas às crianças
Penápolis recebeu nesta quarta-feira (12), o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, programa desenvolvido pela Fundação Abrinq. A cerimônia ocorreu em Brasília e reuniu 100 gestores municipais de todo o país que foram premiados, referente à gestão 2021-2024. Essa é a primeira vez que Penápolis recebe a premiação.
O prefeito Caique Rossi esteve na cerimônia, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, para receber o prêmio. Segundo o prefeito, a premiação reconhece ações da saúde, assistência social, educação, orçamento, financiamento, cultura, esporte, lazer voltadas às crianças.
“Desde 2021, a Fundação Abrinq avalia as ações da cidade para a proteção de crianças e adolescentes. Agora, conquistamos um lugar de destaque entre 100 municípios de todo o Brasil, pois estamos empenhados na proteção infantil e em avançar em todas as áreas”, destacou o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, contou que entre os 5.570 municípios do Brasil, somente 100 Prefeitos receberam o Prêmio. “No Estado de São Paulo, somente 15 municípios foram premiados. Essa é a primeira vez na história Penápolis recebe o prêmio, embora já tenha tentado outras quatro vezes”, afirmou.

Prêmio
De acordo com a Fundação Abrinq, após a adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança, o município passa a contar com o apoio técnico e ferramentas de apoio à gestão municipal, que tratam desde a elaboração de um diagnóstico do cenário da infância no município até a implementação da metodologia de apuração do orçamento da criança e do adolescente no município.
O programa avalia municípios em dois eixos, Políticas Sociais e Gestão Pública, e propõe uma metodologia estruturada e alinhada aos compromissos assumidos pelo Brasil em relação aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
O foco do programa é apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. Ao longo dos quatro anos da gestão municipal, o programa oferece subsídios técnicos, recomendações e promove seminários que possibilitam o diálogo e a troca de experiências.
Entre as responsabilidades de cada gestão durante essa edição, estiveram o desenvolvimento de políticas planejadas, a alocação orçamentária para a infância e adolescência, a qualificação dos serviços de atendimento à primeira infância, entre outros.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024